Existem mamíferos terrestres e aquáticos (os aquáticos são chamados de cetáceos) e há várias coisas em comum entre eles, porém algo que não acontece é ver um mamífero verde!!!
Não existem mamíferos verdes, (você deve estar procurando algum agora em sua mente, mas não tem!).
O verde pode até ser uma camuflagem para alguns animais, mas para mamíferos pequenos como camundongos ou coelhos, não ajudaria muito.
E um dos motivos é que, elefantes, tigres e cães diferem o amarelo e o azul, mas não o roxo e o verde (diferente da visão humana) e por isso não há necessidade de usar o verde para a camuflagem, já que para a raposa por exemplo, o marrom de um coelho é parecido com o verde da relva.
Mas como as plantas podem ser verdes e o mamíferos não?
Pois bem, as plantas são verdes por causa da clorofila, mas fora isso não existe outro pigmento verde na natureza.
Ahh, mas existem aves e rãs verdes!!
Sim, pois elas driblam a falta desse pigmento fazendo uma mistura com o azul e amarelo.
Isso acontece assim: eles tem uma cor estrutural que faz com que a superfície de sua pele ou pluma reflita a cor azul, e por cima existe um pigmento amarelo gerando assim o verde, isso é interessante para a rã, mas os mamíferos não viram benefícios nisso.
Outro motivo é que, os primeiros mamíferos que surgiram (que eram bemmm pequenos), evoluíram para se parecer com o ambiente em que viviam ( entre folhas mortas) assumindo então um tom amarronzado, não precisando do verde para sobreviver.
Então, o que acontece com as preguiças?
Com o passar do tempo, elas começam a ter um tom esverdeado porque a textura larga e grossa dos pelos facilita a fixação de algas, fazendo com que esses bichinhos preguicentos consigam se camuflar, além de absorver os nutrientes das algas.
Interessante hein?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário