quinta-feira, 14 de julho de 2016

Conheça o peixe que muda de sexo, como você muda de humor


peixe



Essa espécie é a "Serranus tortugarum" e foi marcada com cores individuais, de forma que os cientistas pudessem registrar o período de desovas.

O peixe que é nativo do Caribe, foi nomeado como "Chalk Bass", foi registrado em uma pesquisa publicada pela revista behavioral Ecology, onde sugere que o peixe pode trocar de papeis sexuais com seu parceiro até 20 vezes por dia.

Esse peixe usa uma estratégia chamada "negociação de ovos" que consiste em subdividir sua posta diária de ovos em "pacotes" e alterna o papel sexual com seu parceiro, acasalando após várias desovas.

A ecologista Mary Hart, da Universidade da Flórida e autora do estudo, diz que o peixe demonstrou compromisso notável para variar suas funções sexuais e que cada um deles não produzem mais que 2 "pacotes" de ovos, antes de mudar de sexo.

De acordo com a ecologista, essa ação ajuda a manter a cooperação entre eles e diminui a tentação à traição. ( sim, até eles se preocupam com isso!).

A pesquisadora passou 6 meses pesquisando sobre a espécie no Instituto, observou-os através de mergulhos diários sobre recifes, durante o estudo, ela ficou estupefata ao descobrir sobre a devoção do Chalk Bass com seus parceiros "todos os peixes marcados no primeiro mês ficaram juntos ao longo de 6 meses, até que um ou ambos desapareciam do grupo", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário