sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Porque os cães cheiram os traseiros de outros cães?


                  (Foto: Divulgação)

Essa mania que para nós é estranha, para os cães é algo muito importante, pois quando o cão encosta o focinho na traseira de outro cão, ele consegue coletar todo o tipo de informação que ele precisa.


Que tipo de informação? oque ele comeu, qual raça é, se é macho ou fêmea, como está o estado emocional.

E como funciona?  "Funciona como uma espécie de carteira de identidade animal" explica a veterinária Karine Evangelho, essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios, em 1975, o cientista George Preti, especialista em feromônios e odores humanos no Centro Monell da Química dos Sentidos, estudou as secreções anais de cães e coiotes e identificou os principais componentes das secreções produzidas por glândulas alojadas em duas pequenas bolsas que são chamadas de sacos anais.

O que foi observado? Preti observou que esta linguagem química, é composta de trimetilamina e vários ácidos graxos voláteis e o aroma pode mudar de acordo com a genética e o sistema imunológico do animal, e os cães percebem e processam essa "mensagem" química.

Dizem os especialistas da ACR , que os cães têm um sistema olfativo auxiliar chamado órgão jacobson ou vomeronasal, que é projetado especificamente para comunicação química, o órgão tem nervos próprios, que se comunicam diretamente com o cérebro, portanto não há nenhuma interferência de outros odores corporais quando eles leem as informações químicas dos outros cães.


Tanto que, cães submissos tapam completamente suas glândulas anais, na tentativa de evitar que outros cães sintam seu cheiro, já um cão que quer demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, pois nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo, o cão abana o rabo para mostrar que é o dono do pedaço.


Fonte: Terra

Um comentário: