(Foto: Divulgação)
Essa mania que para nós é estranha, para os cães é algo muito importante, pois quando o cão encosta o focinho na traseira de outro cão, ele consegue coletar todo o tipo de informação que ele precisa.
Que tipo de informação? oque ele comeu, qual raça é, se é macho ou fêmea, como está o estado emocional.
E como funciona? "Funciona como uma espécie de carteira de identidade animal" explica a veterinária Karine Evangelho, essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios, em 1975, o cientista George Preti, especialista em feromônios e odores humanos no Centro Monell da Química dos Sentidos, estudou as secreções anais de cães e coiotes e identificou os principais componentes das secreções produzidas por glândulas alojadas em duas pequenas bolsas que são chamadas de sacos anais.
Dizem os especialistas da ACR , que os cães têm um sistema olfativo auxiliar chamado órgão jacobson ou vomeronasal, que é projetado especificamente para comunicação química, o órgão tem nervos próprios, que se comunicam diretamente com o cérebro, portanto não há nenhuma interferência de outros odores corporais quando eles leem as informações químicas dos outros cães.
Fonte: Terra
Kkkk brian griffin
ResponderExcluir