domingo, 24 de janeiro de 2016

Será que seu pet pode pegar dengue? Descubra agora!!!

mos



Com toda essa proliferação da dengue, as pessoas além de se preocuparem em não serem picadas por um mosquitinho desgramado desses, também se perguntam se seus pets correm o risco de contrair a dengue.

O lado bom é que não, seu gato, cachorro, passarinho ou outros pets não correm esse risco!

Esses mosquitos podem até picar seu pet, mas tanto o Aedes Aegypti assim como o zika vírus ou a febre chikungunya não transmitem essas doenças para os pets, na verdade existe um estudo que menciona a preferência dos mosquitos por uma proteína presente no sangue humano, o que pra gente é uma má noticia.

aedes
Aedes Egypti

Mas existe o "flebótomo", um mosquito mais conhecido como mosquito-palha, esse sim pode transmitir a leishmaniose para seu pet, a leishmaniose é uma das doenças mais perigosas onde os cães costumam ser mais afetados e podem ter lesões graves no fígado, baço e rins, caso seja picado por esse mosquito.

O que se pode fazer para evitar que esse mosquito entre em casa é o de sempre, telas nas portas e janelas, inseticidas na área externa da casa,e repelentes.

flebotomo
Flebótomo ou mosquito-palha

Mas o veterinário Rogério Moraes diz que não existe um repelente realmente eficaz para os animais "Animais são muito sensíveis aos repelentes, não é recomendável utilizá-los"

Mas, mesmo que os pets não peguem dengue, ainda assim temos alguns cuidados como por exemplo: limpar os potes de água dos bichinhos para evitar o depósito de ovos do mosquito, a água deve ser trocada diariamente e o pote lavado com buchinha duas vezes por semana, dessa forma você protege seu pet e sua família inteira desses mosquitos malvados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário