quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Porque as pupilas dos gatos são verticais?? Você nem imagina !!!


olho de gato



Pesquisadores da Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade Durham (Inglaterra), tentaram desvendar porque as pupilas de alguns animais se retraem horizontalmente enquanto as de outros se retraem verticalmente.

Para isso, eles montaram um banco de dados e analisaram 214 espécies terrestres, domésticas e selvagens, seus hábitos noturnos e diurnos, a pesquisa que foi publicada na revista Science Advances, foi constatado que as pupilas em fendas verticais são mais comuns em predadores noturnos.

olho

Então foi feito um estudo sobre a pupila dos gatos, mostrando que esse formato de pupila está relacionado ao modo de caça dos bichanos pois eles precisam ver com muita precisão linhas e bordas.

As pupilas dos gatos podem aumentar até 10 vezes mais que as de um humano, o que ajuda muito em uma caçada noturna pois há maior absorção da luz, funciona assim: quando está claro, elas ficam como fendas e quando está escuro elas se dilatam.

pupila

Outra coisa também é que essas pupilas verticais alongadas facilitam a estimativa de distância dos objetos isso ajuda a medir profundidade e distância, de forma que o animal acaba tendo quase que uma mira certeira.

Sim, a natureza é realmente incrível!!!

Um comentário: