Sempre é necessário verificar as unhas do seu cão e cortá-las, principalmente quando ele vive em um ambiente com pisos lisos e isso porque, no piso liso não tem como o cão gastar as unhas o que é diferente em um quintal cimentado (que gasta as unhas do peludo).
É preciso cortar de tempos em tempo pois se as unhas crescem muito, acabam prendendo em tapetes ou fendas no piso e machucando o pequeno, e também corre o risco de envergar muito e acabar furando o dedinho do seu cão e alterando sua postura.
Então se você prefere cortar as unhas do seu cão do que levá-lo ao pet shop ou vet para fazer isso, aqui estão algumas dicas!
Você vai precisar de algumas coisas:
1 - Alicate para unhas de cães
2 - Lixa
3 - Pó hemostático ou amido de milho
4 - Petiscos.
Escolha um momento em que seu cão esteja tranquilo e se ele achar ruim, não de broncas, ele deve associar isso a uma coisa boa.
1 - Corte aos poucos e frequentemente, assim você não corre o risco de cortar a raiz (veia) que passa dentro da unha dele.
2 - A que passa por dentro da unha, cresce junto com a unha, portanto corte só a pontinha da unha pois pode sangrar.
3 - Cada vez que você cortar uma ou duas unhas dele, de um petisco, assim ele vai entender que você o está parabenizando por ficar quieto.
4 - Unhas pretas são mais difíceis de visualizar a raiz, tenha cuidado redobrado e corte só a pontinha mesmo.
5 - Se a unha descamar, é só lixar e igualar .
6 - Caso haja sangramento, não se desespere, coloque o pó hemostático ou amido de milho no local até para de sangrar.
7 - Depois de cortar todas as unhas, recompense seu fofo com muito carinho e alguns petiscos.
O ideal é você acostumar seu cão a fazer isso desde filhote, então não precisa cortar as unhas do filhote, mas fazer de conta que está cortando, assim ele vai acostumar e aceitar melhor isso quando for adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário