sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os cães sentem ciúme?


                  (Foto: Arquivo pessoal/Jornal do Pet)



Foi feita uma pesquisa que constatou o que muitas pessoas já desconfiavam... os cães sentem ciúme de seus tutores, um estudo publicado na última quarta-feira (23) no PlosOne, dizque os cães semostraram mais ciumentos quando seu tutores davam carinho a outro animal que quando faziam isso com objetos aleatórios.

Nos experimento, os autores aplicaram um teste em 36 cães, esse teste mede o ciúme em bebês de seis meses de idade, eles analisaram como os animais reagiam quando seus tutores os ignoravam para interagir com 3 objetos: um cachorrinho de pelúcia que latia e abanava o rabo, uma abóbora de Halloween e um livro.

Os cães demonstraram muito mais ciúme quando o tutor dava atenção ao bicho de pelúcia do que com as outras peças, enquanto a maioria dos estudiosos se refere ao ciúme como uma emoção de complexa cognição, os autores da pesquisa sugerem que pode haver uma manifestação mais elementar do sentimento, que envolve a proteção de suas relações afetivas, para eles, essa manifestaç~]ao básica do ciúme afetou os cães.

"Muitas pessoas presumem que o ciúme é uma construção social humana ou uma emoção exclusiva das relações sexuais e românticas", afirma a coautora do estudo, Christine Harris, professora do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA).

"Nossos resultados desafiam essas ideias, mostrando que outros animais além de nós mesmo exibem uma forte angústia quando um rival adquire o afeto de um ente querido", completou.

"No geral, os cães são como crianças mimadas, sempre fazem de tudo para chamar nossa atenção" (Jornal do Pet)


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário