sexta-feira, 25 de julho de 2014

Lóris: O único primata venenoso


                  (Foto: Divulgação)



Ok, ele é um bicho fofinho, lindo,porém é selvagem, e deixemos que continue assim!!!

Esses são os Lóris (Nycticebus sp), são extremamente bem adaptados à vida noturna, possuem grandes olhos e andam lentamente pelos galhos das árvores para não atrair a atenção das presas e predadores.

São encontrados na Ásia e são os únicos primatas venenosos do mundo, com apenas uma mordida ele pode matar uma pessoa adulta, mas mesmo assim é fácil encontrar no You Tube, vídeos de pessoas que os mantêm em casa como animais de estimação, o problema é que isso está afetando esses animais.

Eles tem glândulas de veneno localizadas nos braços, eles misturam a secreção com saliva por todo o corpo, isso serve como repelente de insetos e de grandes predadores, porém, o veneno provoca necrose quando entra em contato com o sangue, e uma mordida desse fofo, pode causar um choque anafilático e até matar uma pessoa.

Foi publicado um estudo feito por Anna Nekaris, que é especialista em Lóris e professora de antropologia e conservação de primatas na Universidade de Oxford Brookes, ela associa a proliferação de vídeos na internet com o aumento da exposição dos pequenos primatas ao tráfico de animais.

De acordo com um artigo, a natureza viral dos vídeos que retratam os Lóris como animais de estimação, pode reforçar a vontade das pessoas de ter um espécime...o que é ilegal!!!

Todas as espécies de lóris estão ameaçadas de extinção, o desmatamento e a medicina tradicional que utiliza os animais para o tratamento de doenças nos países onde são encontrados, são grandes problemas, o tráfico de animais também faz a população dos lóris diminuir, eles são retirados das florestas para serem vendidos como animais de estimação ou são levados para cidades asiáticas onde turistas podem tirar fotos com eles.

"Até onde vai a vaidade humana??"


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário