segunda-feira, 28 de julho de 2014

Porque os gatos gritam durante o acasalamento?


                        (Foto: Divulgação)


Muitas pessoas querem saber porque os gatos fazem tanto barulho quando estão acasalando, agora vamos tirar essa curiosidade!!!

Porque os gatos gritam tanto quando acasalam?

Percebemos que vai começar uma gritaria, logo quando a gata entra no cio e começa a miar diferente, esse miado na verdade é um código para que os machos saibam que ela está no cio, então o macho responde e logo depois começa a gritaria.

Mas todo esse barulho tem explicação, o que acontece é que a cópula geralmente é muito dolorida para as fêmeas, como você verá na foto abaixo, os machos que não foram castrados possuem o órgão genital cheio de pequenos espinhos queratinizados.

Alguns especialistas acreditam que os tais espinhos servem para estimular a ovulação, pois as gatas só ovulam após excitação genital, dessa forma os espinhos tem um papel importante na garantia da fecundação, outra teoria também é que eles servem para evitar que o órgão genital dos machos deslize para fora durante o ato.

                        (Foto: Divulgação)


E se o macho for castrado?

Quando o macho é castrado cedo, como verá na foto abaixo, os espinhos não se desenvolvem ou ficam em um tamanho bem reduzido a ponto de não serem perceptíveis, a explicação para isso é que: os espinhos penianos se formam em resposta a um estímulo hormonal, uma vez castrado, os níveis hormonais do macho caem tanto que não podem atuar no desenvolvimento dos espinhos, e dessa forma acaba por não provocar tanta dor à fêmea.

                        (Foto: Divulgação)


Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário