quinta-feira, 26 de junho de 2014

Gatos brancos - Saiba tudo sobre eles!


                   (Foto: Divulgação)



O gato branco precisa de atenção e cuidados especiais para evitar problemas de saúde, lindo e muito charmoso, o gato branco é um dos preferidos entre os amantes de bichanos, sem apresentar qualquer tipo de marcação, desenho ou mancha em sua pelagem, os gatos completamente brancos na realidade, são a representação da total ausência de cor na pelagem felina; que é determinada pela genética de seus pais.

Além de influir no aparecimento de complicações, a pelagem branca dos gatos é um fator que faz com que eles não consigam viver bem em ambientes selvagens; tendo em vista que, em função da sua cor, a possibilidade de que consigam se camuflar (para escapar de predadores, por exemplo) é nula.

 Conheça os principais cuidados necessários para garantir o bem-estar do seu gatinho branco - que pode ser muito prejudicado pelo sol - e saiba como a cor de seus olhos pode indicar uma maior potencialidade para o surgimento de complicações.

Gato branco no sol:

Um dos principais e mais importantes cuidados que os tutores de felinos brancos devem tomar está diretamente relacionado à exposição do animal ao sol, pela coloração da sua pelagem, o gato branco tem uma pele extremamente sensível, já que seus pêlos são isentos de melanina – pigmento que, além de dar cor à pele, a protege contra a radiação ultravioleta.

 Sem essa proteção, os bichanos brancos que são expostos ao sol sem proteção podem sofrer com diversos tipos de queimadura e, em casos mais graves e desenvolvidos, pode causar o câncer de pele no felino.

 As áreas do corpo que não têm pêlos são as primeiras a serem afetadas pelo sol,  orelhas, nariz, coxins (as almofadinhas da parte debaixo das patas), barriga e a área ao redor dos olhos são as que tem maior chance de sofrer com a exposição portanto, é altamente necessário que, ao passear com seu gatinho branco ou brincar com ele em ambientes externos, um filtro solar (de FPS 30, de preferência) seja aplicado por todo o corpo do felino, protegendo-o contra qualquer tipo de queimadura.

 O uso do protetor solar deve ser constante, inclusive no inverno, e o mercado pet já conta com uma grande variedade de produtos com este fim – que têm um gosto bastante amargo para impedir que o felino o remova ao lamber sua pelagem, com este cuidado, os riscos do aparecimento do câncer de pele no bichano branco (tido como o mais suscetível à doença) são consideravelmente reduzidos.

A audição do gato branco

Conforme citado na introdução, são as características mais interessantes dos gatos brancos que os tornam pais propensos ao aparecimento de complicações, e isso também vale para a cor dos olhos do bichano. Por isso é importante saber que a combinação de pelagem branca e olhos azuis nos gatos é uma receita para os problemas auditivos – e o animal com estas características precisará de cuidados ainda mais específicos do que os felinos de olhos com outra coloração.

 Embora muitos creiam que essa combinação significa que o gato que apresenta essas características é surdo, isso é puro mito, entretanto, as chances de problemas auditivos que podem o levar à surdez são, realmente, muito maiores nos felinos brancos de olhos azuis; sendo recomendado que eles sejam treinados desde filhotes a entender comandos por meio de sinais, já que a possibilidade de ficarem surdos ou apenas contar com a parte da audição é bastante grande.



Fonte: CachorroGato

Nenhum comentário:

Postar um comentário