sexta-feira, 27 de junho de 2014

A erva-de-gato é boa? Você vai se surpreender!


                  (Foto: Divulgação)

Mais conhecida como erva-de-gato, erva-gateira ou catnip,
a Nepeta cataria é uma planta da mesma família da hortelã, nela contém uma substância chamada nepetalactona que atrai os felinos, e não só os domésticos, testes mostraram que leões, tigres e leopardos reagem à catnip de maneira semelhante aos nossos gatinhos.

Quando os gatos sentem o cheiro dessa planta, eles tem uma série de comportamentos: cheirar, lamber e mastigar a planta, balançar a cabeça, se esfregar em tudo, rolar no chão, pular, correr e até babar, alguns gatos podem ficar um pouco agressivos.

A reação da planta dura uns 10 minutos, depois o sistema olfativo deles fica cansado e o gato fica imune aos efeitos por mais ou menos 1 hora, depois do "barato", é comum que eles fiquem sonolentos ou até meio catatônicos.

A planta faz efeito em todos os gatos?

Gatos com menos de 3 meses e gatos idosos não demonstram muita reação quando em contato com a planta, a reação pode ser até inexistente, além disso, entre 10 a 30% da população de felinos não tem qualquer reação à catnip em qualquer idade, isso acontece porque alguns gatos são geneticamente "programados" para reagir à catnip, e outros não.

A planta vicia ou pode ser perigosa?

alguns gatos podem ter uma reação mais "dramática" à planta, porém essa planta não apresenta qualquer toxicidade para os felinos, e não, a plantinha não vicia, o que pode acontecer é que se o gato consumir uma grande quantidade da planta fresca (comer a planta), pode causar um pouco de vômito ou diarréia, mas isso é raro.

Onde encontro a planta? Da pra plantar em casa?

É mais comum encontrar a planta desidratada, mas também existe o extrato de catnip que é feito com o óleo essencial da planta, é mais fácil encontra-la nos bons petshops, mas se tiver como cultivar a planta em casa, terá um produto de melhor qualidade.
A erva-de-gato é uma planta perene que gosta de muito sol, mas não deixe que ela resseque, mantenha o solo sempre úmido mas não encharcado, considerada uma erva daninha, cuidado para ela não tomar conta do seu jardim, melhor plantá-la em um vaso a sós, e mantenha seu gato longe enquanto ela estiver crescendo, senão ela não crescerá nunca pois o gato vai come-la antes disso, encontra-se sementes ou mudinhas da planta em lojas especializadas.

Quanto catnip posso dar ao meu gato?

Se for a planta desidratada, duas pitadas são o suficiente, já o extrato de catnip pode ser borrifado nos brinquedos ou no arranhador, é uma dica também para aquelas pessoas que sofrem com os gatos arranhando sofá, se borrifar catnip no arranhador, eles deixam seu sofá em paz.

Sabia que catnip é repelente natural?

Sim, ele é repelante de mosquitos, pernilongos e até baratas e roedores, deixer a erva secando em pontos estratégicos da casa.

Confira o vídeo:



Fonte: Resgatinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário