segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Porque seu gato te lambe?

lamber


Gatos lambem para construir laços!!!

Desde pequenos os gatos são acostumados com lambidas, já que ainda filhotes dão lambidos pela mãe, sendo assim, eles começam a explorar o mundo através da sua língua e a higiene das lambidas é interpretada por eles como um sinal de carinho e proteção.

Ao lamber o tutor, o gato envia sinais de que está aceitando a relação e que o tutor pode interagir socialmente com ele, assim como ele também faz com outros animais.




As vezes o gosto do tutor é muito bom:

Gatos gostam de comidas salgadas e são atraídos pelo suor do tutor, além do suor, loções hidratantes e sabonetes também atraem lambidas, isso pode explicar por que vários gatos lambem seus tutores logo após o banho, eles adoram cheiro bom.

Em alguns casos eles também lambem para dizer "você é meu", marcar território com xixi não é o único jeito de o gato mostrar o que pertence a ele, muitos fazem isso com lambidas, já que a saliva dos gatos possui partículas de odor.

Em vários casos esse tipo de comportamento é aprendido com a mãe, que lambe os filhotes toda vez que ela os vê, para deixar o cheiro dela neles.




É possível que esse comportamento se torne compulsivo, principalmente em casos que o gato se recusa a parar e não se distrai com as coisas, nos casos em que o gato adquire o comportamento de lamber os seus tutores excessivamente, ele pode estar sinalizando alguma mudança em sua saúde. Por esse motivo é importante encaminhá-lo a um veterinário.

Quando o gato te lambe e pede carinho, ele está dizendo "eu te amo".

Na maioria das vezes o gato lambe seus tutores para demonstrar o quão portegido e confortável ele se sente com sua presença, nesse caso, ele conecta o banho de língua no tutor com os banhos de proteção que ganhava de sua mãe quando filhote, já que manter a higiene por lambidas é a maior demonstração de carinho dos felinos.

Pode ser estresse: 

Em casos extremos de ansiedade, os gatos lambem seus tutores para confortar-se do estresse que sentem, ele também podem lamber com frequência alguns objetos, nesse casos eles não o fazem para mostrar afeto e sim para se acalmarem.

Como fazer o gato parar de lamber?

Procure chamar a atenção do gato para algum brinquedo quando ele for te lamber, brinquedos com catnip costumam ajudar, quando ele brincar ofereça petiscos ou carinho a ele. Porém, quando ele te lamber, simplesmente o ignore, logo ele buscará outras formas de te pedir e demonstrar carinho.




Treinar um gato não é tarefa fácil, mas com paciência, é possível. Nunca bata em um animal ou empurre-o quando ele te lamber, além de não ajudar ainda pode estressá-lo, e seria muito ruim recusar um carinho com pancadas.



Fonte: Alagoas 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário