sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Indústria de filhotes - Veja o que isso provoca aos cães

industria





Cães de "Fábrica de filhotes", muitas vezes passam suas vidas na sujeira, com dor e desconforto extremo,tudo em nome da demanda da população que preferem comprar animais de raça, ao invés de adotar. Este cães raramente recebem cuidados veterinários suficiente, assim como comida, água e exercício, eles quase nunca podem sair de suas gaiolas sujas e apertadas ou de seus canis.

Cães reprodutores, machos e fêmeas, passam suas vidas inteiras nestes lugares e sofrem de uma série de problemas de saúde que podem variar de epilepsia e doença renal a distúrbios respiratórios e problemas oculares, como catarata e glaucoma.

O pior, é que esses tipos de instalações e condições não são contra a lei em muitas regiões. "As leis de crueldade animal para cães reprodutores comerciais são muito diferentes, o que pode ser cobrado no tratamento de um cão normal não se aplica a cães de criadouro de filhotes", afirma Jenny Whitt da National Mill Dog Rescue, com sede em Colorado Springs (EUA). As informações são de One Green Planet.

A National Mill está sempre ajudando cães reprodutores dos criadouros de filhotes, através de resgate, reabilitação e encaminhamento para adoção, Whitt foi em sua primeira missão de resgate em maio de 2012 e testemunhou os horrores desses estabelecimentos.

           


Ela viajou com a National Mill até o Arkansas (EUA), para libertar 60 cães de uma fábrica de filhotes, todos estavam em péssimo estado, havia um maltês, mais tarde chamado de Moxie que estava em piores condições do grupo.

Whitt diz que suas patas estavam permanentemente danificadas por ficar de pé em uma gaiola de arame por 12 anos e Moxie não tinha dentes e a mandíbula inferior, o que é comum em cães reprodutores. "Quando eles são jovens eles só têm o fio de sua gaiola para mastigar, isso destrói os dentes, além disso a maioria só bebe água em alimentadores de coelho, beber desta forma não permite que a água lave toda a boca e limpe todos os dentes e gengivas, nunca há atendimento odontológico para cães e suas mandíbulas literalmente se desintegram", diz Whitt.

Moxie não conseguia se levantar depois de seu resgate de tão fraco que estava, por isso teve que comer deitado por um tempo e apesar dele ter problemas nas patas, os protetores colocaram o pequeno maltês do lado de fora para que ele pudesse sentir a grama pela primeira vez em sua vida.

Hoje ele está recuperado e vive com sua tutora Whitt: "Ele é muito animado, engraçado e demonstra muita felicidade por estar vivo". Moxie tem sua própria página no Facebook e é embaixador da National  Mill Dosg Rescue e de todos os cachorros que sofrem com este tipo de exploração.

Nota  da Redação: A melhor maneira de acabar com essa exploração é não comprar animais e boicotar pet shops e lugares que vendem filhotes. A história de Moxie não é uma exceção, cães e gatos reprodutores são tratados como objetos nesse tipo de comércio. No Brasil existem mais de 5 milhões de animais precisando de um lar, por isso, ao invés de financiar o sofrimento, adote um animal abandonado.



Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário