sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Algumas plantas em casa podem por em risco a saúde de seu pet

plantas



Sabemos pouco sobre a toxicidade de algumas plantas que cultivamos nas nossas casas, porém, não são incomuns em clínicas e hospitais veterinários incidências de animais envenenados, sem que o proprietário sequer saiba o elemento ingerido pelo pet.

Em alguns casos, as intoxicações podem ser propositais, como aquelas cometidas por pessoas da vizinhança que agem de má fé para lesionar e/ou matar animais. Mas nem sempre isso acontece, muitas vezes o envenenamento dos pets são acidentais e podem ser causados pelo contato e ingestão de produtos que cultivamos e às vezes até oferecemos aos nossos animais de estimação, sem saber da existência de elementos tóxicos neles.

Para evitar acidentes, a equipe de reportagem da Agência Notícia Animal realizou uma pesquisa com informações importantes aos leitores, segundo informações do Manual Merk - Saúde Animal, livro de cabeceira de médicos veterinários, uma grande variedade de plantas domiciliares podem causar intoxicação em cães e gatos. "Filhotes caninos e felinos curiosos tendem a apanhar com a boca ou mastigar quase todas as coisas, especialmente quando estão sozinhos ou em confinamento", relata uma passagem do livro.

A toxicidade depende da espécie da planta ingerida, a bibliografia cita como potenciais tóxicos: abacateiro, açafrão, comigo-ninguém-pode, dama-da-noite, dracena, jacinto, lírio, pimentas (cereja,malagueta,ornamental e capsico), samambaia, entre outras.

A sugestão é que as plantas sejam mantidas longe do alcance dos animais domésticos, caso haja dúvidas na alimentação natural do seu pet, peça orientação a um médico veterinário da sua confiança.



Fonte: Noticia Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário