terça-feira, 2 de outubro de 2018

Epilepsia canina - O que fazer??

epilepsia



A epilepsia é uma doença complicada que afeta o cérebro e é caracterizada por convulsões mas nem todas as convulsões são causadas por epilepsia, e por isso é necessário ter o diagnostico do veterinário.
Portanto é importante distinguir a epilepsia de outras possíveis causas de convulsões, e dado o diagnóstico do veterinário, o tratamento deve ser  cumprido rigorosamente para o bem de seu cãozinho.

* Sintomas de um ataque epiléptico:



* Pródromo: período anterior à atividade epiléptica, geralmente ocorrem mudanças de comportamento como inquietação, ansiedade ou mais apego do que o normal, pode durar horas ou dias.

* Aura: Início das crises, acontecem vômitos, micção e defecação meio sem controle.

* Período ictal: é a convulsão, onde ocorrem movimentos involuntários e sua duração varia entre alguns segundos até vários minutos e pode ser generalizado ou parcial.

* Período pós-ictal: após a crise, o peludo pode ficar com um comportamento estranho, desorientação, nervosismo, sede, pouca fome, urinar e defecar pouco, também pode apresentar cegueira e fraqueza quem podem durar entre segundos e dias, devido ao córtex cerebral ainda não estar recuperado.



* Oque fazer diante de um ataque epiléptico em seu paludo??

A primeira coisa é manter a calma (por mais difícil que seja, se ficar nervoso não vai ajudar muito), não fique perto da boca do cachorro, ele não está consciente e pode te morder sem querer, não se deve colocar nada entre os dentes do peludo.

A crise geralmente acaba da mesma forma que começa então o ideal é deixá-lo onde estiver e esperar a crise passar, caso o cachorro esteja em um lugar perigoso onde possa se machucar quando estiver convulsionando, então mova-o até um lugar seguro, se a crise não diminuir em 5 minutos, então é um caso de emergência onde, se o cão não for atendido pelo vet, podem ocorrer sérios danos cerebrais e até a morte.

Após a crise, leve-o imediatamente até o veterinário e dê todas as informações para um diagnóstico mais eficaz, ou se puder gravar o momento da crise, isso ajudará bastante o veterinário, mas se a crise já estiver chegando aos 4 minutos, então é melhor ligar para o veterinário para uma visita de emergência em casa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário