terça-feira, 31 de outubro de 2017

Tuberculose - Uma pessoa pode transmitir para seu pet??

tuberculose



De acordo com o veterinário André Sena Maia, da Zoo Medical, aves, e mamíferos estão sujeitos às zooantroponoses ( infecções que as pessoas passam para os animais), muitas vezes as doenças são passadas pela saliva.

Mesmo um simples resfriado é uma ameaça para os mamíferos em geral, no caso dos ferrets jovens, o resfriado transmitido pelo tutor pode ser fatal.




Mas e a tuberculose??

Essa é muito perigosa para os mamíferos, geralmente seu bichinho fica doente se cheirar ou lamber algo contaminado pelo bacilo (se você espirrar e ele estiver pertinho, pode ser um problemão).

Sinais de tuberculose:

O cão ou gato infectado pode parecer saudável, mas pode apresentar tosse, depressão, perda de peso, vômitos, diarreia, aumento da sede e urinar mais, desidratação e icterícia.




Como evitar??

Para evitar que seu cão ou gato pegue essa doença (caso alguém da casa tenha, ou mesmo da rua), o ideal é não oferecer comida da boca de uma pessoa ou cortada pelos dentes, não usar em casa os mesmos sapatos que usou na rua ( esses são a maior causa de contaminação dos animais, pois trazem todo o tipo de sujeira e vírus para o chão da casa), lavar as mão antes de pegar seu filhote, são pequenos cuidados que podem evitar problemas futuros e idas ao veterinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário