quarta-feira, 10 de maio de 2017

Peixes que vivem na terra existem - Veja agora!!!


peixe



No vídeo é comentado que "Na África, peixe da na terra igual batata" e é verdade, esses peixes vivem também na terra.

Eles pertencem ao grupo dos sarcopterígios que são dipnoicos ( possuem respiração branquial  na água ou pulmonar na terra), vivem em água doce (além da terra) e tem o corpo alongado, suas narinas foram adaptadas dentro da cavidade bucal.



São encontrados vivos dentro de capsulas enterrados no chão seco, sim..sem água alguma!!!

lama

Mas como isso acontece??

Quando está na água, o peixe se comporta normalmente se alimentando e acumulando gordura corporal, com a baixa d'água ele para de se alimentar e mergulha na lama cavando um canal de 1 metro no lodo fazendo um tipo de câmara do seu tamanho, depois ele secreta um muco para fora de sua pele que quando endurecer forma um casulo protetor em volta do peixe.



Nesse momento o peixe diminui seu metabolismo e vive somente com sua respiração pulmonar, geralmente eles vivem nesse casulo por 6 meses, mas especialistas dizem que podem viver até 4 anos assim e quando volta a chover eles se tornam ativos e voltam a nadar novamente.

Mas alguns desses coitados não tem sorte porque antes da chuva voltar os moradores locais costumam cavar os peixes para comê-los, assim como mostra no vídeo.

piramboia


Mas no Brasil também tem um peixe assim, a pirambóia (na foto acima) também pode ser encontrada encapsulada na terra.

Confira o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário