quarta-feira, 22 de março de 2017

Como o ovo se forma dentro da galinha??Você nem imagina!!!


ovo



Pra começar, o ovo se forma bem lentamente durando cerca de 25 horas e se divide em duas fases, na primeira fase que dura 4 horas, há a formação de todos os componentes internos do ovo e na segunda fase que leva até 21 horas é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca.

É, ele se forma de dentro para fora, primeiro a gema se forma nos ovários com a incorporação de proteínas, sais minerais e lipídios e depois a casca é formada no útero, onde recebe muita água e vitaminas.



Mas durante esse processo o ovo quando ainda dentro da galinha, tem uma forma redonda e não oval e possuem uma casca macia e maleável.

galinha



Na verdade o ovo só tem esse formato que conhecemos porque quando ele é forçado através do oviduto, os músculos se contraem e o empurram com movimentos ondulatórios que fazem com que ele fique meio cônico e só quando a casca entra em contato com o oxigênio e endurece, é que ele fica oval.

O ovo é formado dentro da ave mesmo se não houver fecundação, e no caso da galinha, ela bota ovos todos os dias.

Agora você já sabe como acontece toda essa engenharia dentro da galinha!!!

2 comentários:

  1. Obrigado por me ajudar a vencer um debate aqui com minha esposa. Nada melhor do que esfregar na cara do próximo quando vc está com a razão.😅😅

    ResponderExcluir