segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Aids felina - Seu gato pode ter e você nem sabe.

aids



O primeiro caso do Vírus Imunodeficiência Felina (FIV) foi documentado em 1986, nos humanos a doença é conhecida como HIV, a aids humana e a felina são idênticas quando agem no organismo.

O FIV causa uma queda brusca na resposta imunológica do gato, em relação a infecções simples, só que assim como o HIV, o FIV também pode ficar latente no organismo por meses ou anos sem que o animal sinta nenhum sintoma.

Estágios da doença: 


Após o gato ser infectado, há uma resposta imunológica agressiva do organismo em cima do vírus, o que faz com que o gato tenha febre e os gânglios linfáticos incham, isso acontece por causa da grande produção de anticorpos, o que faz com que o gato melhore um pouco.


No segundo estágio o gato aparenta ser saudável, mas conforme a infecção avança e o organismo já não é tão forte para se defender, então os sintomas começam a evoluir com febres, perda de peso, complicações gastro-intestinais (com diarreias frequentes),  complicações respiratórias, inflamações nas gengivas, inchaço mais forte nos gânglios linfáticos, além de desenvolverem doenças neurológicas que afetam e muito o comportamento do gato.

felino


Como evitar a doença:


A diferença entre o FIV e o HIV está aqui, o FIV não é contraído através do ato sexual, mas sim através da saliva em contato com a corrente sanguínea, o que acontece muito em brigas por território entre os machos, então por mais que seu gato seja castrado, se ele sair de casa em entrar no território de um gato infectado e brigar, provavelmente ele volta para casa infectado.

Então a única forma de prevenção é criar o gato em casa, e não deixá-lo sair pelos telhados e ruas.




Meu gato é FIV+. o que fazer?


Antes de tudo, para ter certeza que o gato é FIV, deve-se fazer pelo menos 2 testes, com um intervalo de 3 meses entre eles, mas se caso o resultado for mesmo positivo, primeiro de tudo, não abandone o gato, ele não tem culpa e o vírus não é transmissível a nenhuma outra espécie animal e nem para humanos.

O FIV não é uma sentença de morte, se for tratado direitinho assim como é o HIV, os medicamentos mantém a infecção sob controle, reduzindo a carga viral e brecando a replicação de novos vírus.

 Mas é importante saber que mais da metade dos gatos infectados permanecem assintomáticos, a doença não da sintomas, então se você acha que seu gato está com alguns dos sintomas citados, melhor levar ao vet para fazer os exames, e não se desespere, tratando direitinho, o gato leva uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário