quinta-feira, 16 de junho de 2016

Top 5 pássaros que podem te envenenar


veneno



Algumas aves, devido à capacidade de adaptação, acabaram desenvolvendo a habilidade de obter veneno para usá-lo contra predadores.

1 - Pitohui-capuz 

pitui

Também conhecido como "pássaro do lixo", habita florestas tropicais, ele possui veneno tóxico conhecido como homobatracotoxina, que pertence a uma classe de compostos chamados batracotoxinas que é um poderoso alcaloide neurotóxico que provoca a paralisia no corpo dos seres vivos, inclusive no músculo do coração, podendo causar a morte.



O veneno fica localizado sobre as penas e pele da ave, mas também pode ser encontrado nos músculos, estômago e outros órgãos, as plumas mais tóxicas se localizam na barriga, peitos e pernas, acredita-se que o pássaro esfrega essa toxina nos ovos para protege-los de predadores.

O envenenamento acontece quando em contato com a boca, olhos, feridas ou mucosas da vítima que, já começa a sentir dormência, queimadura e paralisia no local afetado.

2 - Pássaro-amargo/Blue-capped ifrit

passaro



Esse pássaro mede até 16,5 cm e tem uma plumagem marrom-amarelada com coroa azul e preto, habita florestas de montanhas com alta umidade, possui a mesma toxina que o Pitohui-capuz.

3 - Pequna Shrike-thrush

pequena

Encontra-se nas florestas tropicais da Austrália, Indonésia e Nova Guiné, em um exame feito em suas penas, descobriu-se que haviam secreções de uma toxina semelhante à usada por anfíbios venenosos da América do Sul e Central.

4 - Pato-ferrão

pato


´
Sendo considerado o maior ganso selvagem do mundo e maior ave aquática do continente africano, habita áreas perto de cursos d'água.Eles absorvem o veneno de besouros tóxicos, o que torna sua carne envenenada sendo proibido o consumo.

5 - Codorniz/Codorna-européia

codorna

A carne dessa ave é bastante consumida, e há relato de pessoas que comeram a carne e tiveram vertigem, espasmos ou adquiriram rabdomiólise (doença que causa lesão muscular), destruindo rapidamente o músculo, entupimento da corrente sanguínea, podendo levar à morte.

Esses sintomas foram tão difundidos que houve um tempo onde o consumo dessa carne era proibido, mas nem todos que comeram tiveram esses sintomas, porque??

Os cientistas suspeitam que algumas pessoas são mais suscetíveis à certos venenos e propensos a ficarem doentes com a ingestão da toxina, assim como outras pessoas não.

Acredita-se que o codorniz recebe seu veneno neurotóxico, a partir de sementes de cicuta que, essas aves conseguem comer sem morrer (ao contrário dos humanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário