terça-feira, 22 de setembro de 2015

O misterioso leão branco - Conheça seu segredo!


branco



Os leões brancos existem e são lindos, na verdade eles constituem uma rara mutação de cor do leão-sul-africano, não constituem uma subespécie pois eles se distinguem dos outros apenas pela cor muito clara que é devido ao leucismo que é uma anomalia nos genes, outra diferença também são os olhos, geralmente são dourados ou azuis.

Mas o leucismo não acarreta problemas fisiológicos e não são sensíveis ao sol, o único problema para esses leões é caçar, porque pelo fato de serem brancos fica bem difícil a camuflagem, de forma que os animais acabam por percebe-los com certa facilidade.




leao branco

A dificuldade de encontrar um desses na natureza é porque o gene que provoca essa coloração é recessivo, então um leão branco só nasce se houver uma cruza entre portadores do gene mutante, nos zoológicos esses cruzamentos são feitos propositadamente, por isso é mais fácil vê-los em zoológicos, mas também é possível encontrá-los na reserva de Timbavati e no parque Kruger, na África.




leao creme

Não confunda leão branco com albino, o leão branco tem uma coloração creme, na verdade, marcas pretas na ponta do nariz e manchas escuras atrás de suas orelhas, já o leão albino (que não tem pigmentação), além de não ter uma visão muito boa, tem uma coloração vermelha ou rosa na ponta do nariz, olhos vermelhos, pelagem bem mais clara que o leão branco e é muito sensível ao sol.

lado

Os leões brancos são endêmicos de um único lugar na Terra, a região do Grande Timbavati, na àfrica do sul. Isso porque essa região é caracterizada por leitos de areia branca, e no inverno, o capim tem uma coloração bem clara, o que ajuda os leões a se camuflarem.

leoa


Outra curiosidade é que somente os leões brancos ou leões portadores desse genes é que podem fazer filhotes brancos, tanto o leão quanto a leoa devem ter os genes para garantir a possibilidade dos filhotes nascerem brancos, agora se o leão e a leoa forem brancos, 100% dos filhotes serão branquinhos também.

filhote

Os primeiros leões brancos foram avistados em 1938 e documentados só em 1970, hoje em dia não se sabe ao certo o número desses animais, pois eles são mantidos em cativeiro para reprodução.

Confira o vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário