segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Esse pequeno inseto pode salvar sua vida - Não o subestime!!!


vespa



Diferente das abelhas, as vespas não são muito bem vistas, porém, depois disso provavelmente as pessoas mudarão sua visão sobre elas.

O que acontece é que pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram que o veneno da vespa pode atacar células cancerosas sem atingir células saudáveis, a pesquisa foi feita em parceria com a University of Leeds.

vespas

Então, o veneno da vespa contêm uma toxina chamada Polybia-MP1, que é produzida pela vespa "Polybia paulista" mais conhecida como "paulistinha". Esse estudo foi publicado na revista "Biophysical Journal" que descreve como a toxina funciona no organismo.

A toxina MP1 reage com moléculas de gordura existentes na membrana das células cancerosas, então a toxina abre furos nas células deixando-as mais permeáveis, de acordo com o pesquisador João Ruggiero Neto (Unesp), esses buracos levam segundos para se formarem, permitindo que moléculas como o RNA e outras proteínas escapem da célula, deixando-a inútil.

paulistinha

Alguns experimentos já mostraram que a toxina pode inibir o crescimento de células de câncer de próstata, bexiga e leucemia, células essas que se mostraram resistentes a outros tratamentos, e isso torna essa descoberta mais que especial, pois da início a uma classe totalmente nova de tratamento anti-câncer que vem a partir do veneno de um inseto que até então, muitas pessoas detestavam.

Como sempre a natureza nos surpreende e é claro que mais pesquisas serão feitas, de forma a utilizar essa descoberta para fins terapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário