sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que essas ratazanas heroínas estão fazendo, vai te chocar!!!


rata



Uma ONG Belga que se chama APOPO, treina ratazanas gigantes para farejar minas terrestre e infecções de tuberculose, desde 2006 essas ratas trabalham em campos de Moçambique e já impediram que mais de 13 mil minas soterradas explodissem, já foram recuperados mais de
11 milhões de metros quadrados de terra e já analisaram 1 quarto de milhão  de amostras de sangue infectados por tuberculose.

rato


Quem teve a ideia de treinar as ratazanas foi Bart Weetjens (fundador da APOPO), pois percebeu como elas eram sociáveis, inteligentes e fáceis de treinar, ele escolheu a espécie de ratos "Cricetomys gambianus" que são encontrados na África e são conhecidos pela sua inteligência e olfato extraordinários.

O que esses ratos estão fazendo, está devolvendo a terra para plantio e salvando milhares de vidas que eram perdidas por causa das minas terrestres que agora já não oferecem mais perigo.

ratos


Além de sair mais barato do que usar humanos ou cães, as ratinhas fazem tudo mais rápido, pessoas com detectores de metais levariam 5 dias para procurar minas em 200 metros, já os ratos cobrem essa área em 20 minutos, e como são normalmente 1 quilo mais leve que o peso necessário para passar por cima de uma mina ativada por pressão, até que é seguro para os ratos.

A ONG cuida bem de seus ratos, durante o serviço não há mortes ou ferimentos, eles passam protetor solar nas orelhas dos roedores para prevenir câncer de pele e quando os ratos estão velhos, são aposentados e vivem o resto de suas vidas em ambiente natural.

ratazana


Como os ratos também são treinados para farejar amostras de sangue e fluído humano para detectar tuberculose, já conseguiram combater 24 mil infecções e aumentaram em 45% a detecção, "Se for considerar o número de pacientes que foram curados de tuberculose por conta dos ratos, o impacto é enorme", disse Georgies Mgode (microbiologista da APOPO)

"Em Moçambique ficaram muitas minas terrestres em campos, e agora nossos ratos estão limpando o terreno e ajudando as pessoas a usá-los novamente, para mim eles são grandes heróis", disse Weetjens.

"O que antes era uma terra que não se podia fazer nada, agora serve para plantação, e tudo graças à esses ratos!" (Jornal do Pet)

Confira o vídeo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário