quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Esquilos voadores???



                  (Foto: Reprodução/Wired)

O mamífero voador que conhecemos é o morcego, porém, mas você conhece algum mamífero planador?


Sim..eles existem e são os colugos, os esquilos planadores!!!

O colugo é o melhor mamífero planador já conhecido, ele possui extensões de pele em membrana expansiva (patagium) que lhe permite percorrer distancias de até 60 metros no ar.

                  (Foto: Reprodução/Wired)


O biólogo Jan Janecka, da Universidade de Duquesne (EUA), diz que o animal tem a área máxima possível entre os membros, e ele usa essa membrana como asas, asas parecidas com a dos morcegos, só que essas se estendem de seu rosto até sua cauda.

O esqueleto desses bichinhos são finos, alongados e leves, eles possuem olhos grandes que facilitam bastante a visão noturna e noção de profundidade, as mamães voam carregando seus filhotes, seus dentes possuem um formato que facilita raspar sua pele, de forma que consigam pegar seus parasitas.

                  (Foto: Reprodução/Wired)


Na natureza, o que está atrapalhando o deslocamento dos colugos é o desmatamento, pois a falta de árvores facilita a queda do pequenos planadores, no vídeo que será apresentado e que foi feito pela National Georgraphic, mostra que a pele diferenciada dos colugos só é funcional no topo das árvores, caso contrário eles são presas fáceis.

Confira o vídeo:



Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário