terça-feira, 4 de novembro de 2014

Parece falta de ar: O que é espirro reverso em cães?


                  (Foto: Divulgação)



01 - O que é espirro reverso? Esse espirro é bem comum em cães, parece um engasgo ou falta de ar, não se desespere quando isso acontecer, na verdade não passa de um espirro diferente que leva o nome de  respiração paroxística inspiratória, que nada mais é do que o ar sendo puxado para dentro do nariz, fazendo um som como de falta de ar, isso pode durar segundos ou até 2 minutos, mas logo depois volta ao normal.

02 - Quais as causas para o espirro reverso? Por enquanto não conhecem as causas exatas, mas normalmente estão relacionadas à irritação na garganta, laringe ou faringe, excitação, puxões na coleira, excesso de exercícios, infecções respiratórias, alergias ou mudanças bruscas de temperatura.


03 - Como o cão se comporta quando é acometido por esse espirro? Quando isso acontece, o cão fica parado com as patas dianteiras afastadas, estica o pescoço para o alto e arregala os olhos, os movimentos respiratórios ficam mais rápidos, com sons nasais que parecem faltar o ar.

04 - O que fazer quando o cão tem um espirro reverso? Para fazer esse espirro para você pode tampar e soltar as narinas do cão com os dedos e/ou massagear de leve a garganta dele, dar um leve sopro no nariz do pet também pode ajudar;


05 - Todos os cães podem ter esse problema? Sim, pode acometer todos os cães em qualquer idade e raça, sendo mais frequente em cães de porte pequeno e com focinho achatado, não há como prever quando os espirros acontecerão, se acontecem de vez em quando, é perfeitamente normal, porém, se acontecer frequentemente é melhor levar seu cão ao veterinário.


Fonte: Tudo Sobre Cachorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário