(Foto: Imagine China/Corbis)
Por incrível que pareça, essa panda fingiu estar grávida só para ganhar mimos...ela fez isso durante dois meses para melhorar sua qualidade de vida no centro de investigações na China, onde ela se encontra.
Isso tudo porque as fêmeas que engravidam, recebem um tratamento classe A, tendo uma jaula individual com ar condicionado, cuidados 24 horas por dia e recebem muito mais pães, frutas e bambus, do que as que não estão grávidas.
"Assim que mostram os primeiros sinais de gravidez, as pandas são levadas para um quarto individual, com ar condicionado e cuidados 24 horas por dia, também recebem mais pão, frutas e bambu, por isso as pandas mais espertas usam isto a seu favor para melhorar a qualidade de vida", disse o especialista do Centro de Investigação de Reprodução do Panda Gigante Chendu, Wu Kongju.
A panda se chama Ai Hin, e ela mostrava todos os sinais de que poderia estar à espera de um pandinha em julho, ela demonstrava falta de apetite, menos mobilidade e mudanças hormonais, depois de dois meses de observação ela voltou ao estado normal.
Essa "gravidez fantasma", é uma situação até que bem comum entre as pandas que estão ameaçadas de extinção e tem grandes dificuldades para se reproduzir, geralmente elas apresentam sintomas de gravidez no período pró-gestacional e, quando notam a diferença e a melhora no tratamento, se passam por grávidas mesmo não estando.
Os investigadores desse centro já fizeram alguns debates sobre a atenção a ser dada a estas alterações hormonais, é uma tarefa bem difícil descobrir se uma panda está realmente grávida pois, os fetos são muito pequenos e uma ecografia pode não ser suficiente.
Outra razão apontada pelos especialistas é que, as fêmeas fingem pois é fácil fingir, engravidam poucas vezes e têm uma vida curta.
Fonte: Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário