quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mistério: Esta criatura foi encontrada nas profundezas do oceano


                  (Foto: Divulgação)



Pesquisadores que estavam em uma missão de exploração oceânica a bordo do EV Nautilus, podem ter encontrado uma espécie muito rara de ser vivo, quando viram o animal, pensaram que era um pedaço de plástico, só que quando a câmera se aproximou do "objeto", este começou a se mexer.

Os cientistas descobriram então, que se tratava de um raro exemplar conhecido como Siphonophora, uma ordem dos hidrozoários, e como você verá no vídeo abaixo, não há apenas um desses, mas sim uma colônia deles.

Essas colônias costumam habitar regiões muito profundas e em sua maioria possuem cores que vão do vermelho ao laranja, mas também vemos no vídeo, tons de roxo e azul que causou espanto nos pesquisadores, pois é bem fora do padrão.

                  (Foto: Divulgação)

Eles também podem emitir luz através do fenômeno de bioluminescência, mas esse processo só ocorre quando eles se sentem ameaçados, os sifonóforos, como são chamadas as colônias dessa espécie, pertencem à família das águas-vivas, corais e hidróides.

\Os zoodies (forma que são chamadas as criaturas individualmente) integram a colônia com funções individuais específicas, alternando alimentação, locomoção e reprodução, as informações são baseadas com dados da siphonophores. org.

Alguns exemplares podem medir até 40 metros de comprimento, o que os torna os animais mais longos do planeta, mas ainda assim as colônias são frágeis e se rompem facilmente, o exemplar mais famoso de sifonóforos é a cavalera-portuguesa (Physalia physalis) que, ao contrário do espécime encontrado no vídeo, localiza-se próximo à superfície.

Confira o vídeo:



Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário