sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fique atento: Otite pode causar surdez em seu pet


                  (Foto: Divulgação)



Todos nós conhecemos a otite e sabemos que é uma das doenças inflamatórias bem comuns nos cães, principalmente nos que possuem orelhas pendulares, peludas ou caídas que são mais propensas à umidade e contribuem para o surgimento de bactérias e fungos.

Este problema causa dor e desconforto ao pet, e caso se agrave, pode levar à surdez, a médica veterinária Cláudia de Melo que é proprietária do Centro Médico Animal, diz que a otite é mais comum em cães não só pela anatomia do canal auditivo, que é mais longo e tortuoso, mas também devido ao modo de vida deles.

"Cães gostam de brincar com água e de nadar, já os gatos, não", segundo ela, o problema é corriqueiro em animais que tomam banho em casa sem os devidos cuidados, e que têm muitos pelos nos ouvidos, o que acaba contribuindo para o abafamento do canal auditivo e, com pouca ventilação, a água leva à inflamação do local.

Quais as raças mais predispostas à inflamação?

Cocker, devido às suas orelhas serem compridas e bem caídas, o pastor alemão cujos canais auditivos são muito longos, o poodle e os terriers pela quantidade excessiva de pelos no ouvido, no shar-pei também acontece em função da raça ter os canais muito tortuosos.

Quais os sintomas?

Em relação a isso, Cláudia diz que os tutores devem ficar atentos à pequenos sinais pois os cães sentem muita dor nos ouvidos, balançam a cabeça excessivamente, coça e esfrega as orelhas em todos os lugares, pode haver um odor forte na região auditiva, em consequência da dor, o cão pode perder o apetite, não se locomover muito, perder peso.

E se o cão não for tratado?

Se a otite não for tratada por completa e com rapidez, a inflamação pode atingir estruturas mais internas podendo levar até mesmo à surdez.

Como prevenir?

Para evitar a inflamação, é recomendável fazer a limpeza do canal auditivo do cão semanalmente, com produtos veterinários específicos, para raças mais suscetíveis ao problema é melhor evitar brincadeiras na água, e quando for dar banho, caso não goste de levar ao pet shop, sempre proteger o ouvido do cão com algodão impermeável e após o banho secá-lo completamente, sabendo que o primeiro lugar a secar são as orelhas.
Como fazer o tratamento:

Este tratamento nunca deve ser feito em casa, antes de passar pela avaliação de um veterinário que irá identificar o agente da inflamação, após o diagnóstico, o especialista deve considerar o histórico do animal, recorrência, entre outros aspectos, além de medicamentos, durante o período do tratamento é necessário limpar o ouvido do bichinho com produto específico até duas vezes por dia, em geral a otite demora de 3 a 6 semanas para ser tratada por completo.


Fonte: Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário