segunda-feira, 12 de maio de 2014

Saúde: Os cães tem tosse?

t



Muitos tutores já devem ter se deparado com seu cãozinho fazendo um barulho estranho e agindo como se estivesse engasgado, na verdade o cão não está engasgado, ele está tossindo.

É importante dizer que essa tosse pode ser apenas  o sintoma de um resfriado, mas pode também ser uma doença comum em cães que é conhecida como Tosse dos Canis (seu nome específico é Traqueobronquite Infecciosa Canina).

Essa doença pode atingir animais de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados a dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.

Em casos mais graves o cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre, nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas como pneumonia por exemplo.

Se o cão já contraiu a doença, o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, anti-inflamatórios e principalmente é muito importante que o cão não seja exposto ao frio, vento e umidade.

De qualquer forma a melhor coisa a se fazer é levar o cão até um veterinário de sua confiança.



Fonte:We Love Dog

Nenhum comentário:

Postar um comentário