quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gatos: Eles conseguem assistir TV?


                  (Foto: Divulgação)



As televisões foram desenvolvidas especificamente para a visão humana, os gatos tem um período de "concentração" visual mais curto e por isso são mais sensíveis a movimentos do que pormenores e figuras definidas na imagem.

As imagens da televisão não fazem sentido para eles, no caso dos humanos os olhos não apagam a imagem no centésimo de segundo seguinte à captação, ele ainda a mantém "viva" por uma fração de segundo, se antes disso surgir outra imagem, nós teremos a impressão de que as figuras estão em movimento.

É o que acontece no cinema ou na televisão: as cenas rodam numa velocidade de, no mínimo 24 imagens por segundo, se um filme mostrasse só 5 imagens por segundo, seria uma sequência quase pausada de figuras, como um filme em stop motion.

É assim que os cães e gatos enxergam na televisão a tubo, porém, visão do gato em relação a TV é ainda mais rápida que a dos cães, enquanto um cão enxerga 70 a 80 imagens por segundo, um gato enxerga 100 imagens por segundo.

O que faz com que eles vejam a programação de TV como se fosse em stop motion, com "cortes" entre cada  cena, além disso a tela fica tremida e dá para ver a passagem dos quadros que surgem de baixo para cima.

Mas eles conseguem assistir melhor quando se trata de TVs digitais, onde as imagens rodam mais rápido fazendo com que para eles não hajam aquelas paradas chatas de imagens.

Portanto: eles conseguem assistir TV, mas o que realmente chama a atenção deles são os movimentos da imagem , onde eles até gostam de interagir com essas imagens, e não necessariamente o programa que está passando.




Fonte: Super Abril


5 comentários:

  1. Uma pesquisa ótima para estudos! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O meu gatinho consegui ficar por horas assistindo a TV. Mas com certeza, não conseguem entender...
    Tem hora que nem eu entendo.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser terrivel pros gatos e cães, em mim da enjoo, noutras pessoas epilepsia. Gaes e gatos nao foram projetados para assistir tela stroboscopica de discoteca.

    ResponderExcluir