As televisões foram desenvolvidas especificamente para a visão humana, os gatos tem um período de "concentração" visual mais curto e por isso são mais sensíveis a movimentos do que pormenores e figuras definidas na imagem.
As imagens da televisão não fazem sentido para eles, no caso dos humanos os olhos não apagam a imagem no centésimo de segundo seguinte à captação, ele ainda a mantém "viva" por uma fração de segundo, se antes disso surgir outra imagem, nós teremos a impressão de que as figuras estão em movimento.
É o que acontece no cinema ou na televisão: as cenas rodam numa velocidade de, no mínimo 24 imagens por segundo, se um filme mostrasse só 5 imagens por segundo, seria uma sequência quase pausada de figuras, como um filme em stop motion.
O que faz com que eles vejam a programação de TV como se fosse em stop motion, com "cortes" entre cada cena, além disso a tela fica tremida e dá para ver a passagem dos quadros que surgem de baixo para cima.
Mas eles conseguem assistir melhor quando se trata de TVs digitais, onde as imagens rodam mais rápido fazendo com que para eles não hajam aquelas paradas chatas de imagens.
Fonte: Super Abril
Uma pesquisa ótima para estudos! Obrigada!
ResponderExcluirTambém
ExcluirO meu gatinho consegui ficar por horas assistindo a TV. Mas com certeza, não conseguem entender...
ResponderExcluirTem hora que nem eu entendo.
Kkkkkk
ExcluirDeve ser terrivel pros gatos e cães, em mim da enjoo, noutras pessoas epilepsia. Gaes e gatos nao foram projetados para assistir tela stroboscopica de discoteca.
ResponderExcluir