quarta-feira, 26 de março de 2014

Visão dos gatos - Surpreendente!!


visão


Eficácia da visão: Testes indicam que a visão aguçada dos gatos é muito superior no período noturno em comparação aos humanos, mas menos eficaz durante o dia, os olhos dos gatos possuem o (tapetum lucidum), uma membrana posicionada dentro do globo ocular que reestimula a retina ao refletir a luz na cavidade.

Enquanto este artifício melhora a visão noturna, parece reduzir a acuidade visual na presença de luz abundante, quando há muita luminosidade a pupila em formato de fenda fecha-se o máximo possível para reduzir a quantidade de luz a atingir a retina, o que também resguarda a noção de profundidade.

O (tapetum) e outros mecanismos dão aos gatos um limiar de detecção de luminosidade sete vezes menor que a dos humanos.



Campo visual: Os gatos tem em média, campo visual com abertura estimada em 200°, contra 180° dos humanos, com sobreposição binocular mais estreita que a dos humanos, como em muitos predadores os olhos ficam posicionados na parte frontal da cabeça do animal, ampliando a noção de profundidade em detrimento da largura do campo de visão.

O campo de visão depende principalmente do posicionamento dos olhos, mas também pode estar relacionada com a construção dos olhos, ao invés da (fóvea) que dá aos humanos excelente visão central, os gatos têm uma faixa central marcando a intersecção binocular.

Cores: Aparentemente os gatos conseguem diferenciar cores, especialmente a curta distância, mas o que lhes prende a atenção é o movimento, se não tiver movimento, certamente que tentará que se mexa dando-lhe pequenos toques com as patas.


Não enxergam de perto: Os gatos não conseguem ver a menos de 20 cm de distância, por isso eles retiram a comida do prato e comem-na a uma certa distância, contrariamente dos humanos, os pequenos felinos levam a boca á comida e não a comida á boca, na prática eles ajustam a comida a uma distância que consigam ver e depois agarram-na às cegas, apenas guiados pelo olfato, eles possuem um ponto cego logo abaixo do nariz.

Felizmente o seu cérebro compensa esta falta de visão a curta distância com muita precisão, a visão dos gatos funciona como a lente de uma máquina fotográfica, quando o objeto focado é pequeno e está distante, ele consegue fazer um zoom e aproximar o objeto dando-lhe definição, por isso é mais fácil eles verem de perto, algo que está se mexendo e não parado.

Proteção ocular: Os gatos também possuem uma terceira membrana protetora dos olhos (membrana de nictação), que é o ato de fechar os olhos instintivamente na presença de luz intensa, essa membrana fecha parcialmente quando o gato está doente, se ele mostra frequentemente essa terceira pálpebra, é um indicativo de doença.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário