domingo, 16 de março de 2014

Seu gato é fujão?? Então não deixe de ler isso!!


              (Foto: Divulgação)


Gatos que saem de casa sozinhos podem se perder, adquirir uma doença ou até sofrer algum acidente, mesmo os gatos que estão acostumados com as saídas diárias podem se perder ao seguir uma presa ou se assustarem com algum barulho ou animal. Para lidar com os fujões e evitar danos maiores, algumas medidas são bem vindas e muito eficazes.

Temos aqui três maneiras de lidar com os gatos que fogem de casa.

1 - Castrar o animal o torna mais caseiro

Castrar o animal ainda se mostra um dos métodos mais eficazes para acalmar gatos que adoram sair de casa, ao ser castrado o gato fica mais tranquilo e tende a querer sair menos de casa. Fazendo isso quando os gatos ainda são pequenos, com até dois anos de idade, eles ficam mais caseiros, o que reduz a probabilidade de saírem de casa para acasalar ou brigar.

Segundo a Universidade da Califórnia, a castração é eficaz em até 90% dos gatos machos pois, nesse procedimento os testículos são retirados para não acontecer o acasalamento e , dessa forma o animal perde o hábito de marcar território, além de ficar menos agressivo.



2 - Instale um chip de identificação

Outra opção é instalar um chip no animal, apesar do custo um pouco maior, os chips possuem informações sobre o gato que ajudam na hora de identificar um animal perdido, além disso, as leis brasileiras impedem que qualquer animal que tenha um chip tenha morte induzida.

A colocação do chip não é dolorosa, ele é introduzido com uma agulha e funciona como uma vacina; o gato sentirá apenas a picada que passa rapidamente e não deixa ardência ou irritação no local onde foi aplicado o aparelho.


3 - Tele a sua casa ou construa um gatil

As telas inclinadas impedem o gato de escalar o muro e fugir para a rua, em casa, telar os muros pode ser uma tarefa difícil e nesse caso a alternativa é telar as janelas e acostumar os bichanos a viverem dentro de casa.

É necessário também tomar cuidado ao passar pelas portas, pois o gato é muito rápido e pode fugir pela porta, instruir todos os moradores da casa a seguirem essa regra também é de grande importância.

O gatil é a versão felina do canil, e é um espaço reservado para o gato se exercitar e brincar, essa alternativa estimula a independência desses animais, sem que eles corram perigo.



Fonte: Alagoas 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário