terça-feira, 4 de março de 2014

Primeiros socorros para cães e gatos - Com deve ser feito??


socorro


              

Sempre que seu pet estiver doente e principalmente nos casos de "urgência e emergência", a atitude certa é procurar imediatamente atendimento veterinário, porém, algumas dicas podem ajudar com os primeiros socorros até o atendimento do médico veterinário.

1° passo: manter a calma e agir com tranquilidade para conseguir ajudar o animal.

Existem 3 situações principais que podem se caracterizar como urgência ou emergência:

Atropelamentos: O paciente deve ser levado até um hospital veterinário imediatamente, por mais que possa parecer não ter ocorrido nenhuma lesão grave, alguns problemas podem aparecer horas depois do acidente (como enfisemas e hemorragias).
Cabe ao proprietário ser cuidadoso em relação a sua segurança, uma vez que o animal com dor poderá apresentar reflexo de "morder" ao ser tocado (instinto de defesa).

Envenenamentos: As intoxicações ou envenenamentos mais comuns são por: Picadas (abelhas, aranhas, cobras, etc) e Ingestão de venenos (destinados a outros animais como ratos, os rodenticidas mais usados são os dicumarinos, esses levam ao óbito através de hemorragias, em qualquer caso de intoxicação ou envenenamento o paciente deve ser levado imediatamente ao médico veterinário e se possível o proprietário deve levar a embalagem do produto que foi ingerido, caso tenha conhecimento do mesmo ).


Hemorragias: As hemorragias devem ser contidas através da pressão contínua ao local ferido, isso feito preferencialmente com compressas ou panos limpos, e levar o animal imediatamente ao médico veterinário para que ele possa identificar o local do sangramento e a causa do mesmo, assim como para repor o volume de sangue que o paciente possa ter perdido.

"Ninguém pode cuidar do seu bichinho tão bem quanto um médico veterinário, por isso é imprescindível buscar sua assistência no caso de qualquer emergência, mas seguindo essas dicas você pode facilitar o tratamento e muitas vezes fazer a diferença na sobrevivência do seu pet!"(Dr. Marcelo Morato).



Fonte: Planeta bicho


Nenhum comentário:

Postar um comentário