quarta-feira, 26 de março de 2014

Cães reconhecem seus tutores pelo cheiro??


           
cheiro




Um estudo revelou que os cães respondem de forma positiva quando sentem o cheiro de seus tutores, os pesquisadores da Emory University in Georgia informaram que algumas regiões do cérebro dos cãs só demonstraram atividade quando estavam em contato com o cheiro dos seus tutores.

Para realizar o estudo, 12 cães foram treinados para ficarem quietos durante uma ressonância magnética, mesmo sem estarem sedados, então os pesquisadores observaram duas áreas do cérebro: o bulbo olfativo (que indica quando o olfato foi ativado) e a caudal.

De acordo com estudos anteriores, a região caudal em outros mamíferos (incluindo os humanos), processa as emoções positivas assim como recompensas, após ficarem uma hora quietos na ressonância magnética, os cães eram expostos a cinco cheiros diferentes: de seu tutor, de uma pessoa desconhecida, de um cachorro que mora na mesma casa, de um cachorro desconhecido e o seu próprio cheiro.

Os pesquisadores descobriram que o bulbo olfativo foi ativado de maneira similar com todos os cheiros, mas a região caudal era ativada de maneira notável e positiva, quando os cães eram expostos ao cheiro de seus tutores.

Porém o professor Gregory Berns afirma que não é possível ter certeza se essa resposta positiva acontece apenas do cão lembrar da pessoa ou das atitudes que a pessoa tem com ele, como dar comida por exemplo.

"Essas descobertas provam que os cães nos amam? ainda não, mas muitas coisas que ativam a região caudal do cérebro humano, que são associadas com as emoções positivas, também ativam a região caudal dos cães", diz Gregory Berns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário