sábado, 8 de fevereiro de 2014

Rússia manda matar cães e gatos de rua


              
                     (Foto: Carolina Meirelles/Creative Commons)


Nesta sexta (7), aconteceu a festa de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, na Rússia, mas nos bastidores da cidade-sede do evento, mandou exterminar os mais de dois mil cães que vivem nas ruas do município para deixar o local "mais limpo e seguro" durante o evento esportivo, dá para acreditar?

Em abri de 2013, o governo russo anunciou a medida e, após protestos dos defensores dos animais, voltou atrás dizendo que apostaria na construção de abrigos e na castração desses bichos, tudo história para boi dormir!

Esta semana, Alexei Sorokin, diretor-geral da empresa Basya Services, que atua no controle de pestes, admitiu à imprensa internacional que há anos possui contrato com o governo para "capturar e eliminar cães e gatos de rua", e que recebeu ordens para intensificar o extermínio para as Olimpíadas de Inverno, principalmente depois que um cachorro foi visto andando entre as pessoas durante um ensaio da Cerimônia de abertura do evento.

"Deusa não permita que algo assim aconteça na verdadeira cerimônia de abertura do evento, isso seria uma desgraça para todo o país", disse Sorokin à agencia de notícias internacional AP.
As declarações polêmicas do diretor-geral da empresa pararam por ai: ele se recusou a contar quantos bichos já foram assassinados ou como foram mortos, alegando "segredo comercial".

A história provocou a indignação de muita gente, e não é mesmo para ficar chocado?. Os ativistas reconhecem que a quantidade de bichos abandonados nas ruas de todo o mundo é cada vez maior e qu, de tão grave, o problema já virou questão de saúde pública. A solução no entanto, não é matar esses animais, mas sim investir na construção de abrigos e no serviço de castração. Bem melhor assim, não?



Fonte: Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário