terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Moradora de rua divide comida e cama com 15 cães (RJ)


              (Crédito: Marcelo Bruzzi/Rádio Globo)


A cena chama atenção de todos que passam pelo centro do Rio, debaixo de sol forte, Rosana Aparecida da Silva de 31 anos, parte um pão em migalhas e distribui para cada um de seus 15 cães, minutos depois abre um pacote de biscoito de maisena e repete o ritual.

Na movimentada esquina das ruas Camerino e Senado Pompeu, a mulher é exemplo de solidariedade. "Eles são minha família, meus filhos, me protegem, se alguém chega perto começam a latir, divido as refeições e até a cama", afirma, os cães ficam amontoados numa carroça entre papelão, malas com roupas e outros objetos achados no lixo.

Nascida em Conceição do Rio Verde, cidade mineira com cerca de 15 mil habitantes, Rosana vive nas ruas do Rio há mais de dez anos. "Minha irmã morreu atropelada, fiquei com raiva e viajei em busca de uma vida melhor", conta, sem perder o sotaque de origem.

Já os pais ficaram em Minas Gerais, na capital fluminense ela rodou pelo bairro de São Cristóvão na Zona Norte e, chegou a morar numa casa invadida na Lapa, região central. "Morar na rua é muito difícil, não da para descansar, não da para tomar banho direito, a melhor coisa são meus animais", afirma. "Comecei a andar com dois, eles tiveram filhos, netos e agora são 15", completa.

Os nomes estão na ponta da língua. "O Jokie é o mais brigão, mas tem o Mike Tyson, Holyfield, Anderson Silva, Máscara, Xuxa, Maria Bonita, Lampião...", afirma, apontando para cada um dos animais.

A mineira também conta com a companhia de Moisés, baiano que garimpa o lixo e vende objetos e roupas velhas num brechó na Praça XV. "Meu marido dorme sentado, eu pego um pedaço de papelão e durmo com 3 cães", conta. Hoje, Rosana ganha R$ 70 por mês de Bolsa Família e depende da doação de ração e alimentos.

              (Crédito: Marcelo Bruzzi/Rádio Globo)

Os doadores são testemunhas da demonstração de afeto, o jornalista Rafael Maia distribui quentinhas para moradores de rua há três anos e ficou surpreso quando encontrou a carroça lotada de cães. "Os animais são companheiros de todas as horas da população de rua, foi muito bonito ver a reação dela ao receber comida e bebida: dividiu tudo com os cachorros, um gesto claro de amor", lembra.


Fonte: Rádio Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário