terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Castro inaugura centro para castrar e microchipar cães abandonados (PR)


              (Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro)

A prefeitura de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, inaugurou nesta segunda-feira (24) o primeiro Centro Municipal de Zoonoses.


O local deve recolher cães abandonados para que eles sejam esterilizados e recebam um microchip para identificação, depois dos cuidados o animal é liberado, a medida procura controlar a população de cães abandonados do município.

O Centro vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e tem capacidade para abrigar até 50 cães, segundo a coordenadora da Vigilância, Natalie Cotrim Zahddo, o número de cães soltos nas vias públicas de Castro já passa de 800, ela explica que a estatística inclui animais que não tem lar e cachorros que tem tutor, mas passam a maior parte do tempo nas ruas.

Segundo a coordenadora o cão que tem tutor pode ser retirado em até seis dias. "Para recuperar o animal, o tutor tem que pagar uma taxa proporcional ao período em que o cachorro permaneceu no local", explica. Ela acrescenta que os cães que não tem lar são devolvidos para o mesmo local em que foram encontrados depois da castração e da microchipagem.

Reforma:

O local abrigava o frigorifico municipal e passou por uma reforma para que pudesse funcionar como abrigo de cães, as baias que antes serviam para separar os animais que teriam morte induzida foram retiradas, no espaço foram construídos ala para recepção dos cães, espaço para cães em quarentena, solário, salas para setor administrativo e para cirurgia, dois banheiros e copa. No local, também foram colocadas telas de proteção para evitar que os cães fujam.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário