domingo, 16 de fevereiro de 2014

Especialista fala sobre o que os gatos pensam sobre seus tutores


         
pensar




O que eles pensam sobre nós? Segundo o especialista em comportamento felino, da Universidade de Bristol (Reino Unido) e autor do novo livro "Cat Sense" John Bradshaw, nossos gatos de estimação não nos entendem como os cães fazem.

"Existem muitas pesquisas sobre cães e como eles interagem com as pessoas, é muito claro que os cães nos veem como sendo diferentes deles: assim que veem um ser humano eles mudam seu comportamento, a forma como um cão brinca com um ser humano é completamente diferente do jeito que brinca com outro cão", explica Bradshaw.

Como seria ver o mundo pelos olhos dos gatos?

O pesquisador já estudou gatos domésticos, livres e em abrigos animais para entender como eles interagem uns com os outros e deduzir sua estrutura social.

"Nós ainda não descobrimos nada sobre o comportamento do gato que sugere que eles nos veem de forma diferente quando estão socializando com a gente, eles obviamente sabem que nós somos maiores que eles, mas não parecem ter adaptado seu comportamento social, colocar o rabo no ar, se esfregar em nossas pernas e sentar-se ao nosso lado são exatos mesmos comportamento o que os gatos têm um com o outro", afirma o especialista.

Deuses e animais domésticos

Será que os gatos se consideram superiores a nós?  De acordo com Bradshaw, provavelmente não, eles devem pensar que somos desajeitados: os gatos normalmente não tropeçam nas pessoas, mas nós tropeçamos neles. "Mas não acho que eles pensam em nós como seres burros e estúpidos, já que os gatos não se esfregam em um outro gato que é inferior a eles", diz.

Criaturas inteligentes

Os gatos são animais muito inteligentes, eles aprendem especificamente como seus tutores são e podem tentar usar sons para conseguir o que querem, geralmente eles aprendem o que funciona com cada pessoa na casa em que vivem. Eles sabem que um membro da família é mais propenso a se levantar às 4da manhã para dar-lhes comida, por exemplo.

Isso não significa que eles nos escravizem e que não temos chance de dominá-los. Bradshaw argumenta que gatos podem aprender o que não podem fazer, "se o seu gato tiver desenvolvido um hábito de subir na mesa da cozinha por exemplo, existem maneiras limitadas de evitá-lo: você poderia usar um brinquedo de mola, de modo que quando o gato pulasse em cima de alguma coisa, o brinquedo também saltasse no ar, o gato não gosta disso e volta para baixo. Outra estratégia razoavelmente benigna é a utilização de de uma pistola d'água, mas certifique-se de que o gato não perceba que é você que a está usando. Os gatos não perdoam, e uma vez que eles percebem que uma pessoa está lhes causando ansiedade ou mágoa, eles mantêm distância", esclarece.

Alerta importante

Muitos gatos domésticos podem ficar estressados sem seus tutores perceberem, e isso afeta a qualidade de suas vidas mentais e sua saúde.

Bradshaw explica que nem sempre gatos se dão bem com outros gatos, os tutores não devem forçar um relacionamento entre seus bichos, se tiverem mais de um.

Problemas comuns em gatos, como dermatite e cistite (inflamação da bexiga), também são agravados pelo estresse psicológico, uma solução é examinar o estilo de vida social do gato, por exemplo: isso pode significar certificar-se de que dois gatos que não se dão bem vivam em lados opostos da casa, muitas vezes o problema desaparece.

E por fim, fica a mensagem de Bradshaw para os tutores de gatos: "Reconheça que os gatos são animais sociáveis até certo ponto, mas não são sociáveis na medida em que os cães são, muitas pessoas que têm um gato decidem que gostariam de ter outro, achando que dois gatos são duas vezes mais divertido. Mas os animais podem não ver dessa forma.


Fonte: Htpescince

2 comentários:

  1. gatos são muito inteligentes e escolhem seu humano. eu costumava dar comida para uma gata de rua, ela começou afrequentar minha casa e por duas vezes escolheu ter seus filhotes emaixo da minha cama. engraado que uma das filhotes dela quase não fica em casa, mas se encantou por um menino da vizinhança e além de segui-lo e chamá-lo para brincar, fica em seu portão na hora que ele sai para a escola e o leva até o portão do condominio todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, os gatos realmente escolhem seus humanos, concordo com sua opinião, eles são independentes e se estão conosco é porque gostam de estar, e não porque precisam de alguma forma, e também são sinceros, se estão a fim de carinho ótimo, mas se estão a fim de ficar quietos eles ficam.

    ResponderExcluir