domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cuidados específicos para cães e gatos no litoral


Os preparativos que antecedem a ida à praia são redobrados para quem vai levar seu pet como companheiro de viagem, cães e gatos precisam de cuidados específicos antes de pegar a estrada.

              (Foto: Ricardo Duarte/Agencia RBS)


Ainda na cidade, recomenda-se checar se o animal está com a vacinação em dia e realizar uma tosa para que ele não sofra com a alta temperatura, na hora de desembarcar no litoral, além da saúde do animal, o cuidado é com a convivência pacífica entre todos os frequentadores da praia.

"Há lugares públicos que aceitem animais, mas mesmo assim é preciso conhecer as regras e os limites estabelecidos", aconselha a veterinária Karin Piva Franzen, entre outros cuidados, é importante prestar atenção se os animais, especialmente os gatos, reduziram a ingestão de açimentos.

"Em alguns casos, torna-se necessária uma adaptação dos animais (principalmente felinos) ao novo ambiente", explica o veterinário Lucas Dehnhardt.

Confira algumas dicas de saúde e convivência para os animaizinhos na praia:

Os 5 mandamentos

1 - Mantenha o animal sempre com guia, pois evita que ele fuja, ataque outros animais e pessoas ou circule em ambientes não apropriados como a faixa de areia, deixe o cachorro solto apenas em locais privados e nos quais ele não ofereça perigo aos veranistas.

2 - Não leve o animal para a beira da praia, o que deveria ser um passeio inocente pode ser nocivo para o cão e para as pessoas devido a brigas com outros animais e transmissão de feridas e de doenças.

3 - Evite passeios longos em dias de calor extremo, programes os passeios com seu cão para até as 10 horas ou depois das 16 horas. O sol intenso pode causar desidratação, hipertermias e queimaduras de pele ou das almofadinhas plantares.

4 - Fracione a alimentação, dar um pouco de ração várias vezes ao dia é fundamental para que o animal se sinta leve e bem disposto, evite excessos como pedaços de churrasco ou restos de almoço ou janta, aguarde de 15 a 20 minutos antes ou depois da alimentação para levá-los a passeios ou agitá-los com brincadeiras.

5 - Utilize protetores solares específicos, a longa exposição ao sol provoca queimaduras também em animais, principalmente os de pele e pelagem clara, em alguns casos mais severos os pacientes podem desenvolver tumores de pele devido à excessiva exposição aos raios ultravioletas.

O dilema felino

Se o seu pet é um felino, considere a probabilidade de ele não ficar faceiro com um passeio até p litoral, os gatos podem ter sérios problemas de adaptação a novos ambientes, não é possível mensurar quantos dias eles precisam para se sentir em casa depois de uma viagem, mas sabe-se que o estresse de deixar o território ao qual estão acostumados pode fazê-los parar de comer e baixar o sistema imunológico.

"Quem puder deve evitar levar o gato para a praia, ele é muito territorialista, e uanto mais tempo ficar no ambiente dele melhor", aconselha o veterinário Lucas Dehnhardt.

Caso não seja possível deixá-lo em casa, Dehnhardt indica o feliway, que pode ser usado como spray ou ligado na tomada, à base de um hormônio retirado do bigode do gato, o produto ajuda o animal a se adaptar a novos ambientes.


Fonte: Diário Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário