terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Associação resgata animais abandonados em cheia do Rio Madeira - Rondônia


              (Foto: Alex Palitot/Arquivo Pessoal)


Voluntários da associação Protetora dos animais Desamparados - Amigos de Patas iniciaram quinta-feira (13), nos bairros atingidos pela cheia do Rio Madeira, o resgate de animais deixados para trás por seus tutores, são 11 voluntários envolvidos no trabalho. Foram salvos cerca de 60 animais, diariamente os voluntários se distribuem por bairros como Baixa da União, mocambo, Cai N'água, Triângulo, Candelária e Nacional, os mais atingidos, a associação pede que a população faça doações de ração para os animais resgatados.

Nos abrigos para onde foram as famílias atingidas pela cheia, muitos animais acompanham seus tutores mas nem todos tem a mesma sorte, a associação afirma que a maioria dos animais abandonados na enchete são cães,mas que muitos gatos também forma deixados.

              (Foto: Alex Palitot/Arquivo Pessoal)

"Os cães geralmente chegam ao abrigo desnutridos e muitos são ainda filhotes, aqui damos toda a assistência que eles precisam, desde a alimentação, carinho e cuidados médicos. Dois veterinários que atendem e clínicas particulares de Porto Velho são parceiros e prestam socorro quando necessário, contamos com a solidariedade da população para doações", afirmou a idealizadora do projeto, Clotilde Brito.

A Associação amigos de Patas surgiu há três anos, não tem fins lucrativos e é mantida por doações e algumas parcerias com empresas privadas. Atualmente são dois abrigos onde mais de 220 cães e gatos são tratados, alimentados e disponibilizados para adoção, quem adota um animal precisa preencher um termo de responsabilidade, pois se houver desistência, o animal adotado é devolvido ao abrigo.

Uma vez por ano a Amigos de Patas realiza uma feira de adoção, interessados em adotar um animal ou fazer doações, podem entrar em contato através do telefone: (69) 9982-2772, (69) 9209-0356 e (69) 8468- 0464, por esses números as pessoas também podem notificar o abandono de animais.

Apelo

Valeska Duarte, diretora e advogada da associação, solicitou junto à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Velho, a possível criação de uma subcomissão em defesa dos animais, será o primeiro projeto voltados para animais abandonados e maltratados no estado de Rondônia. Além de uma parceria com a Secretaria municipal de Saúde (Semusa) para evitar o sacrifício de animais, com a intenção de que a Associação seja notificada e faça o resgate dos animais para serem tratados devidamente e doados.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário