terça-feira, 8 de janeiro de 2019

É bom dar banana para meu cão? Tem vitaminas? E a casca pode??

banana



Existem algumas frutas, legumes e verduras que são recomendadas moderadamente aos peludos, por fornecerem minerais e vitaminas necessários para o corpo, mas nem todos os cães gostam das mesmas frutas ( vale lembrar que algumas são tóxicas à eles), e até as frutas indicadas podem não ter um bom efeito se seu peludo tiver alguma alergia ou intolerância a mesma.

Por isso é sempre bom adicioná-las aos poucos para ver como seu cão responde, o melhor a fazer é picar em pedacinhos e tirar as sementes! Lembrando que a fruta é apenas um complemento à alimentação do peludo, que pode ser oferecido como um quitute de presente.


Mas e a banana pode? Quais os benefícios?

Como sabemos, a banana é muito gostosa e muitos cães adoram! Além disso ela traz diversos benefícios para seu cão.

* Vitamina B6: tem função anti-inflamatória e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e regula o funcionamento dos glóbulos vermelhos;

* Potássio: ajuda a fortalecer os ossos e permite uma melhor absorção de cálcio, fortalece os vasos sanguíneos e tonifica os músculos;

* Vitamina C: Fortalece o sistema imunológico e mantém estável a pressão arterial;

* Fibra: ajuda a melhorar o trânsito intestinal;

* Probióticos naturais: regulam a flora intestinal deixando o sistema digestivo saudável, por isso é recomendado quando o cão está com diarreia.

Além disso, na banana contêm açúcares naturais que fornecem muita energia para seu cão sem afetar sua saúde!!
( mas como dito antes, se o consumo for moderado!).

Mas e se eu der banana de mais para meu cão, o que pode acontecer?

* Constipação
* Diarreia
* Hiperatividade


Então qual a quantidade recomendada?

Antes de tudo você deve saber se seu cão não tem alergia ou intolerância à fruta, então dê um pequeno pedaço e preste atenção em seu comportamento, assim que souber que ele tolera a fruta, você pode dar porções de acordo com o tamanho do peludo.

* Porte pequeno: corte fatias de 1 cm e ofereça apenas duas;
* Porte médio: corte metade de uma banana em fatias durante o dia;
* Porte grande: podem consumir entre meia a uma banana durante o dia.

Lembrando que sempre deve cortar as fatias de aproximadamente 1 cm para evitar asfixia,
pode também amassar e fazer uma papinha, mas sempre dando essa fruta ocasionalmente e nunca como substituta a ração ou alimento do seu cão.

casca


E a casca da banana, pode comer??

É melhor não! Por ser muito fibrosa e dura pode causar engasgo, também os níveis de potássio são muito maiores na casca ocasionando excesso de fibra no organismo de seu cão, fora que muitos lugares as vezes adicionam vernizes ou outros produtos químicos nas cascas para deixá-las mais atraentes e isso pode causar até convulsões em seu cão, sendo assim é melhor evitar dar a casca da banana.

Se você descobrir que seu cão comeu a casca sem você ter visto, é provável que ele só vomite nas próximas horas, mas mantenha-se alerta para qualquer reação estranha, se o cachorro estiver diferente, corra para o vet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário