terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Porque meu gato rola no chão??

esfregar




Os gatos tem um comportamento inexplicável as vezes, para nós o que parece ser uma brincadeira, para o gato pode ser puro instinto, provavelmente você já viu seu gato rolando no chão e miando, mas o que será que isso quer dizer?


Na verdade, rolar no chão e dar voltas é um comportamento de todos os felinos (inclusive os selvagens) e eles fazem isso para marcar território! (Ahh mas eles não fazem isso com o xixi?) bom, também com o xixi, mas essa é mais uma forma de tentar manter a distância possíveis inimigos.


Isso acontece porque os feromônios são os responsáveis pela marcação de território, todos os animais (incluindo os seres humanos) emitem feromônios (que da a cada indivíduo um cheiro característico).
E por isso que quando o gato quer proteger seu território, se esfrega pelo chão ou paredes espalhando assim seu cheiro, e assim funciona também para gatas no cio, que se esfregam no chão para deixar seu cheiro de cio e poder atrair os machos que estão por perto.



Outro motivo também é que os gatos tem uma temperatura corporal um pouco alta, e por isso eles também podem rolar ou deitar no chão apenas para se refrescarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário