terça-feira, 7 de novembro de 2017

Tubarão zebra engravida sem contato com machos e choca cientistas

zebra



Algo nunca registrado foi divulgado pela Scientific Reports em relação à espécie de tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum).

A fêmea se chama Leonie e vive no aquário Reef HQ (Austrália) e já havia convivido com machos e tido bebês, mas os cuidadores resolveram deixá-la descansar dessa vida de reprodução e separaram ela do macho por 4 anos.

E justamentee no 4° ano ela resolve "do nada" colocar 3 ovos (mesmo sem ter contato com um macho) e isso deixou os criadores surpresos.




Como ela fez isso??

Bom, isso tem um nome: "partenogênese", é um fenômeno em que ocorre o crescimento de um embrião sem que haja a fertilização, é uma reprodução assexuada (dela com ela mesmo, como se ela mesmo se fertilizasse).

embrião




Isso ocorre com fêmeas que tem a habilidade de procriar sem precisar de um parceiro (elas são auto-suficientes) havendo participação apenas do gameta feminino.

E não tem como ela ter "guardado" o esperma de seu companheiro por tanto tempo, foram feitos exames de DNA dos filhotes em comparação com o antigo companheiro e não tinha nada dele, só haviam células de Leonie.

Então o que pode ter acontecido é que na falta de um companheiro, a fêmea , para conservar a espécie que está em risco de extinção, resolveu ter filhotes sozinha mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário