segunda-feira, 5 de junho de 2017

Se os cães são da mesma espécie, como existem tantas raças diferentes e quais seus problemas??

raças




Todos os cães são da espécie (canis lupus), mas devido a muitas diferenças entre eles as pessoas acham que são de diferentes espécies, quando são de diferentes raças!

Os criadores fazem o "cruzamento seletivo" onde eles selecionam quais atributos querem que sobressaiam no peludo e então escolhem os cães que tenham essas características.

É um processo lento pois, vão cruzando os cães até que encontrem a "característica genética" que procuram, a cada geração essa característica se acentua até que depois de muitas cruzas finalmente todos os filhotes nasçam iguais.



Geralmente se consegue isso com mais facilidade quando cruzam membros da mesma família ( a genética é mais parecida) mas os genes são herdados de um para outro e se um deles tem algum defeito genético, todos os outros terão, esse é o problema de cruzar membros da mesma família, provavelmente terá algum problema.

Dai surgiram as novas raças, os peludos são fofinhos mas carregam a mesma informação genética defeituosa, isso se chama "baixa variabilidade genética" que é o cruzamento entre animais geneticamente próximos, e isso não é bom porque cada raça quando cruzada entre si, possuem doenças que são comuns das raças, e esse defeito genético vai sendo passado para frente por toda a eternidade.

Algumas "raças puras" e seus problemas:

pastor alemão

Pastor Alemão: Os cruzamentos mudaram a estrutura óssea do quadril, causando displasia coxo-femurais o que faz o cão sentir muita dor até chegar o momento em que não anda mais.


yorkshire


Yorkshire: Um problema característico dessa raça é o colapso traqueal onde a traqueia diminui dificultando a passagem do ar, podendo ocorrer vômitos e problemas cardíacos.


pinscher

Pinscher: Nessa raça são comuns a luxação na rótula do joelho e necrose da cabeça do fêmur, outras doenças são epilepsia e sarna demodécia (sarna negra).


pug

Pugs: Apresentam muitos problemas respiratórios por causa do focinho achatado e com o passar do tempo podem ter doenças cardíacas, a cauda em espiral tão fofinha na verdade é um defeito genético que se for muito grave pode levar a paralisia.



dalmata

Dálmata: É a raça mais atingida por surdez, cerca de 30% deles ficam surdos de um ouvido e 10% de ambos, e para saber os que serão mais afetados é só notar, quanto maior a extenção da cor branca, maior a probabilidade de ficar surdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário