quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Estudo afirma - Gatos entendem mais de física do que você

física



Que os gatos são inteligentes nós já sabemos, mas se prestar atenção, parece que os gatos conseguem distinguir a causa e o efeito de uma determinada situação.

Então, pesquisadores da Universidade de Kyoto (japão) publicaram um artigo na revista Cognição Animal, onde diz que os gatos tem a habilidade (ainda desconhecida) sobre as leis da física e que pouco se sabe sobre a real compreensão deles.

O estudo não afirma que os bichanos compreendem as leis da física, mas sugerem que eles sabem identificar o que pode acontecer, dependendo do que fizerem ( 3º lei de newton: para cada ação uma reação).

salto

O estudo mostra que os gatos já esperam uma reação quando cometem uma ação, o teste se baseou em uma observação de 30 gatos domésticos.

Um pesquisador ficava parado com uma caixa de frente para um gato, ele sacudia a caixa as vezes e parava, depois ele colocava um objeto que fazia barulho dentro da caixa e virava a caixa para o objeto cair.

Quando o gato ouvia o barulho na caixa, pelo olhar dele dava para perceber que ele esperava que algo fosse cair, já pré-determinando uma reação à essa ação.

caça

Só que os pesquisadores pegaram uma caixa vazia e simularam o barulho quando balançavam a caixa, quando viravam a caixa e nada caia de lá, os gatos tinha um olhar assustado, pois eles esperavam que algo cairia da caixa e ficaram surpresos com a situação.

Logo os pesquisadores concluíram que os peludos compreendem a lei de ação e reação, na maioria das vezes, um gato já toma uma atitude sabendo o que vai acontecer depois, quando ele salta de um lugar para outro por exemplo, ele já sabe qual vai ser a reação dessa ação.

E é por isso que eles olham tão atentamente para tudo e todos, eles estão prevendo o que vai acontecer através de suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário