1 - Cavalo-marinho:
Já que os machos que dão a luz, e não as fêmeas, os cavalos-marinhos são os paizões que tem não só 1 filhote, mas sim centenas deles de uma só vez.
2 - Sagui:
Esses são bons pais, eles observam de perto o parto de seus saguizinhos e ainda mordem o cordão umbilical para cortá-lo, e depois do nascimento, enquanto a mãe descansa, o pai é que cuida dos filhotes carregando-os nas costas.
3 - Lobo:
Os lobos deveriam ser um exemplo para muitos homens (e mulheres também), além de serem monogâmico e viverem com suas lobas pelo resto da vida, após a fêmea dar a luz o paizão monta a guarda em frente a toca e só sai quando precisa caçar para a família, quando os lobinhos crescem um pouco o pai vira o cuidador e mentor de todos.
4 - Leão:
Ele fica muito agressivo quando alguém tenta se aproximar de seus filhotes e os protege com unhas e dentes (literalmente), com uma visão 4 vezes melhor que a nossa e audição bemmm melhor que a nossa, é melhor não passar perto.
5 - Chacal-dourado:
Também é monogâmico e fica com sua fêmea a vida inteira, é ele quem alimenta seus filhotes com comida regurgitada para ajudar na digestão dos pequenos.
6 - Ema:
É o macho que incuba os ovos e os choca, ele também faz o ninho e cuida dos filhotes até que eles atinjam a maturidade sexual aos dois anos.
7 - Peixe-lapa:
O macho é responsável por proteger os ovos o tempo todo, uma tarefa meio complicada já que a fêmea bota entre 80 mil a 100 mil ovos, mas ainda assim ele os protege de predadores maiores que ele e até deixa de comer para não largar o ninho.
8 - Jaçanã:
Os machos constroem ninhos, incubam os ovos e cuidam dos filhotes enquanto as fêmeas saem para acasalar com outros machos o máximo possível para continuar a espécie, os machos até adotam ovos fecundados por outros machos (bonzinhos não?!).
9 - Rã-touro-africana:
Os machos são maiores que as fêmeas e possuem uma cabeça ampla para poder engolir pequenas presas, mas ele também usa isso para carregar seus filhotes, eles engolem os filhotes e os mantém em seus sacos vocais por até 6 semanas e depois regurgitam os sapinhos.
10 - Pinguim imperador:
Depois que a fêmea bota o ovo, ela volta ao mar para se alimentar e fica lá por uns 2 meses, e nesse tempo o macho incuba o ovo para aquece-lo, ele nunca abandona o ovo que congelaria se ficasse sozinho, e quando o filhote nasce, o pai também os alimenta ( fofo demais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário