quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Faz mal dar leite para cães e gatos?


                   (Foto: Reprodução)



Cães e gatos são mamíferos, isso significa entre outras coisas que, os filhotes se alimentam por um certo tempo exclusivamente do leite produzido por suas mães, mas há uma diferença muito importante na composição do leite produzido por cada espécie de mamífero, e cada um têm seu metabolismo adaptado com enzimas digestivas para aproveitar o leite apenas quando são filhotes.

Então podemos dizer que é um grande erro, mas bastante comum, os tutores fornecerem leite de vaca para cães e gatos, adultos e filhotes, especificamente no caso de leite de vaca, como ele é produzido por um animal herbívoro, é muito rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras para o carnívoro como cães e gatos.

Por isso podemos observar diferentes problemas em cães e gatos alimentados com leite de vaca.


Os principais são:

* Filhotes: por causa do alto conteúdo de Lactose do leite de vaca e pequenas quantidades de gordura e proteína, filhotes de cães e gatos alimentados APENAS com leite de vaca podem apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal ao óbito ou ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde.

* Adultos: cães e gatos adultos, assim como todos os outros mamíferos adultos, produzem pequenas quantidades da enzima que digere a lactose e podem apresentar episódios de diarreia por causa do consumo de leite de vaca, dependendo da quantidade e frequência que esse leite for oferecido, os pets podem ainda desenvolver problemas digestivos leves a severos, prejudiciais à sua saúde também.



Ao contrário do que muitos falam, o uso de leite de cabra não é a melhor opção ao uso de leite de vaca, pois não contém quantidades suficientes de proteína e gordura, e também apresenta muita lactose.

Dessa forma, a melhor recomendação para a alimentação de cães e gatos é o uso dos chamados "sucedâneos do leite", industrializados, disponíveis no mercado e a partir da segunda ou terceira semana de vida já iniciar a introdução de pequenas quantidades de papas feitas com ração de filhote de alta qualidade, pois minimizam-se as possibilidades de desnutrição.

Para cães e gatos adultos, a melhor recomendação é o não fornecimento de leite e o uso de um alimento completo, balanceado, de alta qualidade e adequado para as características do animal (raça, idade, porte), explica a médica veterinária Luciana Domingues de Oliveira.

Então sim, dar leite de vaca em grandes quantidades faz mal, se for em pouquíssima quantidade e de vez em nunca, ai não tem problema.





Fonte: Idmedpet