domingo, 24 de abril de 2016

Top 10 coisas que você não sabia sobre os gatos


top




1 - Gatos ganham dos cães:


cão




Ao menos em números absolutos e no Estados Unidos eles ganham, segundo a Associação Médica Veterinária Americana havia cerca de 81,7 milhões de gatos nos domicílios dos EUA em 2007, em comparação com 72,1 milhões de cães.

Isso significa que pouco mais de 32% das casas estadunidenses possuem um gato e cada domicílio tem em média,pelo menos dois bichanos.

A propósito, cães e gatos podem viver juntos sem causar histeria, um estudo publicado em 2008 descobriu que se os cães e gatos se conhecem quando o felino tem menos de 6 meses de idade, e o cão menos de um anos, as duas espécies podem conviver em paz.

O estudo diz que confrontos entre diferentes espécies pode ser nada mais que uma falha de comunicação. Os outros animais não entendem os olhares desconfiados dos gatos ou a submissão dos cães por exemplo.

Entretanto, se os bichos se conhecerem desde pequenos eles passam a entender uns aos outros, afirmam os pesquisadores.

Apesar que tenho um cão dentro de casa e vários gatos fora de casa, e quando algum gato entra aqui, meu cão adora, então acho que existem casos e casos.


2 - Gatos são bebedores peculiares:


lingua


Quando você assistir um gato tomando água ou leite, saiba que está assistindo a um processo delicado, em vez de simplesmente "escavar" o líquido para a boca, como os cães fazem, o gato toca a ponta da língua na superfície do líquido, criando uma coluna que se estende quando ele puxa a língua para trás.

Logo antes de a gravidade superar o movimento ascendente da língua do gato, enviando-o de volta para baixo, o felino fecha seu maxilar, capturando o gole, em cada um desses processos os gatos engolem cerca de 0,1 mililitros de líquido.

Com quatro lambidas por segundo eles conseguem beber cinco colheres de chá (24 ml) a cada minuto.


3 - Gatos têm um pênis perigoso:


perigoso


Os gatos possuem uma característica curiosa em seus órgãos genitais: centenas de espinhos, ninguém sabe ao certo para que servem essas espinhas de milímetros de comprimento, especula-se que eles possam melhorar o estímulo sexual para o macho.

De acordo com um estudo de 1967, as gatas só ovulam após a estimulação genital, então é possível que as espinhas penianas desempenhem um papel importante no sentido de garantir a ovulação.

Gatos machos castrado cedo geralmente não desenvolvem os espinhos no pênis, isso porque os espinhos crescem em resposta aos hormônios masculinos, quando um gato é castrado seu níveis de androgênio despencam e os espinhos, ou não se desenvolvem ou se retraem.




4 - Gatos são propensos a engordar:


leite


Nossos pets estão ficando cada vez mais gordos, cerca de 54% dos cães e gatos domésticos estadunidenses estão com sobrepeso ou são obesos, em números brutos, são cerca de 50 milhões de gatos rechonchudos.

A maioria dos gatos que vivem em ambientes fechados fazem pouca atividade aeróbica, o que significa que eles precisam de muito pouco em termos de calorias, um gato de 4,5 quilos por exemplo, necessita de apenas cerca de 180 a 200 calorias por dia.

A obesidade chega quando os felinos ingerem bem mais do que isso, uma porção da comida para gatos da marca Friskies por exemplo, possui 381 calorias.


5 - Gatos podem ser menos inteligente que os cães:


inteligente


Um estudo de 2010 concluiu que as espécies sociais como cães tem experimentado um crescimento maior do cérebro ao longo dos últimos 60 milhões de anos, em comparação com os solitários gatos.

Um artigo do ano anterior já havia confrontado a inteligência felina com a canina, e os cães ganhara. Os cães se mostraram mais inteligentes em alguns campos, enquanto os gatos dominaram outras áreas, mas o desempate veio a favor do animal mais útil ao homem.

Dado que os cães podem farejar drogas, resgatar alpinistas perdidos e até mesmo diagnosticar câncer, os cães foram declarados os mais inteligentes.


6 - Mas os gatos não são burros:

galho


Os cães podem ter uma vida social mais ativa, mas não subestime o cérebro de um felino.

No ano passado, pesquisadores flagraram um gato selvagem imitando o som emitido por um pequeno macaco para chamar a atenção da presa, o gato-maracajá parente próximo da jaguatirica que habita a Amazônia, já foi visto fazendo barulhos de macaco perto de um grupo desses animais.

Quando os micos se aproximaram para investigar o som, o gato-maracajá tentou uma emboscada, mas um dos macacos percebeu a armadilha e salvou os outros animais com um grito de alerta.

Então isso mostra que os gatos são inteligente também.



7 - Gatos tem uma péssima memória:

memoria


Os gatos se lembram de obstáculos em seu ambiente por cerca de 10 minutos, de acordo com um estudo de 2007.

Além do mais, gatos tem uma memória muscular melhor do que visual, quando os cientistas impediram o movimento de gatos após as suar pernas dianteiras terem superado um obstáculo, mas antes que levantassem as pernas traseiras, os felinos só se lembravam que teriam de superar o obstáculo novamente nos 10 minutos seguintes.

Quando os gatos viam o obstáculo mas estavam distraídos com a interrupção dos pesquisadores, eles esqueciam do obstáculo


8 - Gatos controlam a sua mente:

mente


Alguns gatos tem aperfeiçoado um ronronar agudo infalível aos ouvidos humanos, um estudo de 2009 descobriu que os humanos consideram essa mistura de alegria e agressividade difícil de ignorar.

Os gatos tendem a usar esse recurso quando querem comida ou carinho, e seus tutores recebem a mensagem e atendem ao pedido dos peludos.


9 - Eles são muito independentes e higiênicos:


higiene


Todas as pessoas que tem gatos sabe que eles não "precisam" da gente, eles podem muito bem se virar sozinhos, não são dependentes como o cão por exemplo, e também não são interesseiros como muita gente diz, se o seu gato está na sua casa é porque ele quer e gosta da sua companhia, caso contrário ele poderia ficar bem em qualquer lugar.

E sim, eles são muito higiênicos, adoram lugares limpos e inclusive na hora de defecar, eles gostam que o lugar esteja limpo, se a caixinha de areia estiver suja ele pode até mesmo segurar e não fazer suas necessidades.

Eles enterram suas necessidades por serem higiênicos e também para que o cheiro não os denunciem a algum predador.

Eles lambem seus pelos para mante-los limpos e para tirar qualquer resquícios de comida ou qualquer outra coisa diferente que ele sente pelo cheiro.


10 - O aquecimento global pode significar mais gatinhos:


gatos


De todas as possíveis consequências das alterações climáticas, esta é a mais fofinha: temperaturas mais quentes e invernos mais curtos podem levar a períodos mais longos de procriação para os gatos.

Com isso, mais gatinhos viriam ao mundo mas, isso infelizmente pode não ser uma coisa boa, em 2007 a organização de adoção de animais de estimação Across America avisou que cada vez mais e mais gatinhos aparecem em abrigos em todo os Estados Unidos.

Uma tendência atribuída aos verões mais longo, uma vez que os gatos são procriadores de tempo quente, invernos mais curtos significam um intervalo menor entre as ninhadas, a solução é simples, de acordo com a organização: castre seu gato e contribua para o controle da superpopulação de gatinhos, independente da temperatura que faz lá fora.



Fonte: LiveScience





Um comentário:

  1. O aquecimento global pode significar mais gatinhos???? Ameeeiiiiii

    ResponderExcluir